Patrícia Saboya Gomes quer investigação de paternidade nas Varas de Família
A senadora Patrícia Saboya (PPS-CE) apresentou projeto de lei (PLS 191/04) determinando que os procedimentos relativos à investigação de paternidade de filhos havidos fora do casamento serão de competência das Varas de Família. O projeto aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde tem decisão terminativa, ou seja, caberá à CCJ a decisão final sobre a matéria, a não ser que requerimento assinado por pelo menos nove senadores peça sua votação em Plenário.
Na justificação da proposição, a senadora argumenta que “dúvidas têm sido suscitadas sobre a competência das varas de registro para o exame do procedimento oficioso citado, considerando que ainda não se trata de ação de investigação de paternidade, esta que se inicia somente com ingresso da petição inicial em juízo”.
Para a parlamentar, “a intenção do legislador de dar competência ao juízo da família é patente no novo Código Civil, quando incluiu o Capítulo III – Do reconhecimento dos filhos – Artigos 1.607 a 1.617 – no Livro do Direito da Família”. Para Patrícia Gomes, o projeto suprime a lacuna deixada pela Lei nº 8.560/92, que regulamentou a investigação da paternidade dos filhos havidos fora do casamento, mas não dispôs sobre a competência para o exame da matéria.
06/08/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Patrícia Saboya quer sociedade mais justa
Patrícia Saboya quer melhoria na vida de crianças
Patrícia Saboya quer atrair patrocinadores privados para as políticas de juventude
Patrícia Saboya quer tornar obrigatório índice Apgar na rede pública de saúde
Patrícia Saboya quer adoção de práticas preventivas nos cuidados com a saúde da criança e do adolescente
CABRAL QUER ALTERAR NORMAS SOBRE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE