Patrícia Saboya manifesta preocupação com a banalização da violência
A senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) manifestou, em discurso nesta nesta quinta-feira (10), sua preocupação com a banalização da violência no país. Ela citou dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que mostram que a violência se incorporou à rotina da juventude brasileira.
- É extremamente preocupante essa banalização da violência. Infelizmente, a cultura da violência está arraigada na nossa sociedade. E aqui não estou me referindo apenas à violência urbana, que esta aniquilando diariamente milhares de famílias brasileiras e hoje é um dos mais graves problemas sociais brasileiros - afirmou a senadora.
Para Patrícia Saboya, um dos caminhos a ser trilhados no combate à violência é o investimento em de qualidade desde cedo, além de políticas sociais consistentes em áreas como saúde, geração de trabalho e renda, moradia, saneamento básico, segurança pública, cultura, esporte e lazer.
A senadora lamentou a falta de "boas doses de ousadia e vontade política dos agentes públicos nas três instâncias governamentais, para colocar a cruzada contra a violência no topo das prioridades do poder público e da sociedade brasileira".
Em seu pronunciamento, a senadora citou ainda a violência contra a mulher, condenando "a velha tendência de transformar a mulher de vítima de uma situação em culpada". Lembrou, como exemplo, o caso da estudante Geisy Arruda, de 20 anos, quase linchada pelos colegas de faculdade porque usava um minivestido rosa.
- O episódio na Uniban revela o quanto a violência contra a mulher ainda é uma prática disseminada na nossa sociedade. O Brasil é supostamente um país liberal, um país tropical, onde se cultua o corpo de uma forma até exagerada. Um país onde usar roupas curtas e biquínis não é visto como pecado há muito tempo. Então, por que tanta hostilidade em relação à moça que trajava um minivestido rosa? - indagou a senadora.
10/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Patrícia Saboya lamenta violência contra crianças
Investir na primeira infância diminui a violência, diz Patrícia Saboya
Patrícia Saboya diz ser necessário lutar contra violência e por mudanças salariais
Patrícia Saboya diz que reduzir maioridade penal não vai resolver o problema da violência
Patrícia Saboya denuncia descaso com aumento da violência contra crianças e adolescentes
Alfredo Nascimento manifesta preocupação com a violência em Manaus