PATROCÍNIO: BRASIL DEVE LIDERAR TERCEIRO MUNDO CONTRA EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO
Patrocínio disse que o Brasil, que detém a economia mais importante do terceiro mundo, ao lado da China, tem representatividade, peso e respeito internacional para assumir "a posição de porta-voz principal dos países menos desenvolvidos". Ele avalia que só assim os países pobres poderão exigir da comunidade internacional um plano emergencial para livrar a África do caos iminente e de guerras sangrentas, e o resto do terceiro mundo das "conseqüências dramáticas da globalização".
O senador citou dados que comprovam a degradação da África, como resultado das políticas praticadas nas últimas décadas pelos países mais ricos para o continente. De acordo com o parlamentar, quase todos os 53 países africanos, com cerca de 800 milhões de habitantes, estão sendo devastados "por guerras e epidemias, pela fome, pela corrupção dos ditadores sanguinários sempre a serviço das grandes potências, pela instabilidade política, pelos massacres tribais e pela exploração de empresas transnacionais".
Na África subsaariana, por exemplo, informou o senador, cerca de 22 milhões de pessoas, em 1998, estavam infectadas pelo vírus da Aids, sendo que o número de pessoas que têm algum tipo de doenças sexualmente transmissível chega a 65 milhões. Além disso, acrescentou, na mesma região africana, quase 300 milhões de pessoas vivem com renda inferior a US$ 1 por dia. Além disso, 180 milhões de crianças são diretamente atingidas pela fome ou pela subnutrição.
- Como se não bastassem essas gigantescas dificuldades econômicas, políticas, sociais e religiosas, a tragédia africana se completa com o abandono por parte das nações ricas que continuam pensando apenas na exploração sem limites de suas riquezas naturais e no fomento de guerras - protestou o senador.
06/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mercadante diz que Brasil deve liderar combate ao efeito estufa
Brasil deve liderar atualização do Protocolo de Kyoto, sugere Goldemberg
Brasil é terceiro maior incubador do mundo
Brasil vai liderar campanha internacional contra o protecionismo dos países ricos
BENEDITA FAZ ANÁLISE DOS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO
MARIA DO CARMO ALERTA PARA EFEITOS NEGATIVOS DA GLOBALIZAÇÃO