PATROCÍNIO DEFENDE DIREITO DOS DEFICIENTES



O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) saudou a criação do Fórum Nacional de Deficiências e Patologias, cujo objetivo é fiscalizar o cumprimento da legislação em vigor e defender o direito dos deficientes. Uma das diretrizes mais importantes do Fórum, acrescentou o senador, é a atuação da entidade junto aos governos municipais, visando à criação de serviços de referência e programas de atenção à saúde dos portadores de deficiência.
Ao citar dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o senador informou que os portadores de deficiência constituem cerca de dez por cento da população dos países em desenvolvimento ou pobres. No Brasil, acrescentou, calcula-se que existem 16 milhões de pessoas portadoras de deficiência.
A falta de consciência da maioria das pessoas quanto às condições necessárias à vida autônoma dos portadores de deficiência física, visual, auditiva ou mental está na origem de obstáculos, como escadarias sem opção de rampa ou elevador, sinalização sem inscrição paralela em braile e desprezo pela língua de sinais para surdos-mudos em conferências e audiências públicas, observou Patrocínio. Ele citou também problemas vividos pelos deficientes nos estacionamentos, que nem sempre têm vagas reservadas, e no mercado de trabalho, onde sofrem discriminação.
Segundo o senador, os deficientes são vítimas do preconceito que os obriga ao confinamento fora da sociedade dos que se consideram "normais". Sofrem ainda com o preconceito paternalista dos que, ao se preocupar com eles, os tratam como "coitadinhos", quando tudo o que buscam é o reconhecimento de suas capacidade como cidadãos produtivos, disse.
- Assim como se deu anteriormente com negros e mulheres, e continua a ocorrer, a luta deve começar pela união das pessoas discriminadas e de seus simpatizantes em torno de associações que levem ao Estado e à sociedade em geral as reivindicações da comunidade em questão - afirmou.

03/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PATROCÍNIO DEFENDE ISENÇÃO DE IMPOSTO NA COMPRA DE CARRO POR DEFICIENTES

Patrocínio defende o direito do Brasil de fabricar remédios contra a Aids

Patrocínio sugere campanha nacional em favor dos idosos, deficientes e gestantes

Suplicy defende direito à vida, mas também direito a uma vida melhor

TIÃO VIANA DEFENDE DEFICIENTES FÍSICOS

LUZIA DEFENDE REGULAMENTAÇÃO DE LEIS QUE BENEFICIAM DEFICIENTES