PATROCÍNIO ELOGIA ATUAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL NO PLEITO DE DOMINGO
Carlos Patrocínio, no entanto, fez algumas críticas ao andamento das últimas eleições municipais. O senador afirmou que muitos eleitores não encontraram seus nomes nas listas de suas seções eleitorais e que, nesses casos, não havia uma forma alternativa de votação. Patrocínio afirmou que pelo menos três mil pessoas ficaram nessa situação em sua cidade, Araguaína.. Patrocínio ainda está aguardando que a Justiça Eleitoral forneça dados mais precisos sobre o problema. O senador acredita que, quando a culpa não é do eleitor, deve-se encontrar uma forma para garantir o direito ao voto.
Patrocínio criticou o pouco tempo disponível para cada eleitor no momento do voto. O senador afirmou que algumas pessoas demoraram para votar no vereador e perderam, assim, o direito de votar para prefeito. O senador defendeu a necessidade de haver formas alternativas de votação nesses casos: votação em papel ou retorno posterior à urna. "Os candidatos não podem ser prejudicados", disse.
Em aparte, o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) elogiou o trabalho da Justiça Eleitoral, mas destacou que há sérias suspeitas de fraude na cidade goiana de São Domingos. "Somos todos leigos nesse assunto, não temos como fiscalizar", disse. O senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) elogiou a contribuição da tecnologia, garantindo mais conforto e tranqüilidade para o eleitor. O senador Iris Rezende (PMDB-GO), por sua vez, destacou a importância da evolução que a sociedade experimenta com a votação eletrônica.
03/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
LOBÃO ELOGIA A JUSTIÇA ELEITORAL DO MARANHÃO
CARLOS PATROCÍNIO APÓIA PLEITO DOS PATRULHEIROS RODOVIÁRIOS
ESTEVÃO ELOGIA ATUAÇÃO DE CALHEIROS NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
Pavan: o vitorioso no pleito eleitoral foi o PSDB
Ana Amélia elogia Justiça Eleitoral pela campanha Voto Limpo
Roberto Cavalcanti ressalta tranquilidade do primeiro turno e elogia Justiça Eleitoral