Pavan: o vitorioso no pleito eleitoral foi o PSDB



Em oposição a afirmações da base governista de que o PT foi o partido mais votado nas eleições municipais deste ano, o senador Leonel Pavan (PSDB-SC) disse nesta quinta-feira (4) que seu partido é que foi vitorioso. Escolhido para coordenar a campanha das 150 maiores cidades do Brasil, o senador destacou que, a partir de janeiro, por meio de prefeitos e vice-prefeitos eleitos pela legenda, o PSDB vai governar mais de 82 milhões de pessoas. Pavan ressaltou que o partido disputou em 1.920 dos 5.562 municípios, obteve quase 15,8 milhões de votos e consolidou sua posição no quadro político nacional.

Para o senador, esse resultado ficou 16,4% acima das eleições de 2000 e é o dobro do registrado em 1996. No primeiro turno, disse Pavan, já havia 862 prefeitos tucanos aprovados pelo voto popular, um índice de sucesso de 45% das candidaturas. Em contrapartida, o PT, nas 1.946 cidades em que disputou as prefeituras, saiu-se vitorioso em apenas 400 delas, um índice de sucesso de 20,55%, comparou.

Em Santa Catarina, de acordo com o senador, o PSDB tornou-se o maior partido do estado, já que vai administrar 27 cidades, totalizando 26,39% da população catarinense. Pavan lembrou que em 2000, na eleição municipal anterior, o partido elegeu prefeitos em 19 cidades, abrangendo 8,26% da população. Em aparte, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) felicitou Pavan pelas vitórias obtidas.



04/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Leonel Pavan destaca avanço eleitoral do PSDB em Santa Catarina

ANTERO: PSDB FOI VITORIOSO NO MATO GROSSO

PATROCÍNIO ELOGIA ATUAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL NO PLEITO DE DOMINGO

Pavan aplaude a coesão do PSDB

Pavan: Serra será eleito presidente do PSDB

Leonel Pavan rebate críticas do PMDB ao PSDB