Patrocínio faz balanço positivo de operação contra incêndios no Tocantins
Em 2001, a campanha teve seu início antecipado para maio ao invés de julho, como nos anos anteriores. Como este ano choveu menos, explicou Patrocínio, a estiagem começou antes e as pastagens já estavam bem secas em maio, elevando os riscos de incêndio.A operação, segundo informou o senador, é resultado de uma associação entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), o Corpo de Bombeiros e a Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental.
A esperança do senador é a de que educação geral e ambiental leve os agricultores a abandonarem o costume ancestral de fazer queimadas para limpar a terra antes de plantar. Operações como a Prontidão de Incêndios, disse ele, são meios de esclarecimento sobre as medidas a serem tomadas para que as queimadas sejam mantidas sob controle e não provoquem incêndios descontrolados.
Outro importante fator causador de incêndios, segundo Patrocínio, é a displicência com que muitos fumantes atiram suas guimbas no mato, tanto os que apenas passam pelas estradas que cortam a região, quanto os próprios moradores do campo. A brasa de uma única ponta de cigarro pode causar a queima de dezenas de hectares, disse.
17/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aviação Civil faz balanço positivo de operação de aeroportos no fim de 2011
Patrocínio elogia campanha do governo do Tocantins de vacinação contra a aftosa
Incêndios no Tocantins devem estar controlados até o fim de semana
Peres faz balanço positivo da CRE
Jefferson faz balanço positivo da CRE
Livro faz balanço positivo da era FHC