Patrocínio pede bom senso na disputa sucessória da Câmara e do Senado
Patrocínio manifestou seu apoio ao candidato da oposição à Presidência do Senado, Jefferson Péres (PDT-AM), vaticinando que, se eleito, ele manterá as iniciativas de cunho social que marcaram a atuação do atual presidente, Antonio Carlos Magalhães, entre elas a criação do Fundo de Erradicação da Pobreza, que começa a ser executado este ano. "É isso que espera de nós a população", disse.
Patrocínio lembrou a desigualdade gritante entre ricos e pobres no Brasil, citando números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para concluir que um rico no Brasil ganha o mesmo que 50 pobres, gerando uma situação de apartheid social.
Ele citou o Fórum Social Mundial de Porto Alegre, onde estiveram representadas 122 nações, como um indicativo de que providências urgentes precisam ser tomadas para buscar um contraponto à globalização. Para Patrocínio, a hora de mudar é já, com governo e sociedade implementando políticas públicas voltadas para o social, para os setores mais carentes do país.
Em aparte, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) afirmou que o Fórum Social é o contraponto necessário ao Fórum Econômico de Davos, porque não existe nada pior do que um pensamento único. Para ele, achar que o mercado, automaticamente, cuidará dos mais pobres é ilusão. Da mesma forma, Péres considera impossível atacar os problemas sociais sem um ajuste macroeconômico. "Os dois lados da questão precisam ser abordados em conjunto", constatou.
Também em aparte, Roberto Saturnino (PSB-RJ) considerou o Fórum de Porto Alegre uma demonstração mundial de insatisfação com o neoliberalismo, preconizando a necessidade de reversão a um sistema mais humanista. Segundo o parlamentar, a presença de representantes dos países mais ricos na reunião demonstra ser viável uma aliança de todos para olhar para os problemas sociais buscando soluções.
02/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores acreditam que disputa sucessória não abalou a base do governo
Fim do voto secreto no Congresso reacende disputa entre Câmara e Senado
Patrocínio pede à Câmara aprovação de projeto que facilita aquisição da casa própria
CARLOS PATROCÍNIO RECLAMA DE DIVERGÊNCIA ENTRE CÂMARA E SENADO
CARLOS PATROCÍNIO RECLAMA DE DIVERGÊNCIAS ENTRE CÂMARA E SENADO
PATROCÍNIO PEDE INVESTIMENTO IGUAL NA EDUCAÇÃO EM ENTREVISTA À TV SENADO