PATROCÍNIO VÊ ÊXITO NO COMBATE À FEBRE AFTOSA NO TOCANTINS



O senador Carlos Patrocínio (PFL/TO) destacou o trabalho desenvolvido pelo governo do Tocantins no combate às doenças no rebanho bovino, salientando que o maior exemplo desse fato é o declínio no número de focos de febre aftosa, que em 1997 foi apenas de três, contra 104 em 1994.

A secretaria estadual de Agricultura, órgão responsável pelo programa, de acordo com o senador, já aplicou mais de R$ 700 mil no projeto Controle das Doenças dos Animais, em especial no programa "Agulha Oficial".

Patrocínio informou que os índices de vacinação no Tocantins continua crescendo, e, nos municípios onde o nível de conscientização dos produtores é maior, são superiores a 90% , sendo que em municípios como Araguaína e Gurupi não foram notificados focos da febre há mais de 25 anos.

Mesmo sem ter recebido os recursos necessários por parte do Ministério da Agricultura, nos anos anteriores, o estado, conforme o senador, vem fazendo o máximo para erradicar a febre aftosa dentro dos prazos estabelecidos pelo "Circuito Pecuário Centro-Oeste". Dessa forma, acentuou, o Tocantins vem se firmando no cenário nacional como estado-piloto no combate a essa enfermidade na região Norte.



22/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


PATROCÍNIO VÊ ÊXITO NO COMBATE À FEBRE AFTOSA NO TOCANTINS

Patrocínio sugere cruzada contra a febre aftosa

EDUARDO REGISTRA ESFORÇO DE TOCANTINS PELA ERRADICAÇÃO DA FEBRE AFTOSA

Eduardo Siqueira Campos destaca luta de Tocantins contra a febre aftosa

Roraima combate febre aftosa

Eduardo Siqueira Campos faz apelo pela manutenção de Tocantins como área livre da febre aftosa