Paulo Bauer defende solução equilibrada para royalties



O senador Paulo Bauer (PSDB-SC), em pronunciamento nesta quarta-feira (19), afirmou que os estados e municípios devem receber uma fatia maior dos royalties do petróleo, desde que através de uma norma equilibrada que não implique em perdas para os estados produtores. Em sua avaliação, a União pode contribuir para isso ao abrir mão de parte da sua cota na arrecadação dos royalties, de modo a compensar perdas de parte a parte.

- Há muitos interesses em jogo, mas ainda pode ser possível buscar o caminho da razão e do equilíbrio - declarou.

Paulo Bauer chamou atenção para os efeitos negativos da crise econômica mundial sobre estados e municípios enquanto a União concentra 70% da arrecadação tributária. Ele avaliou que, mesmo sob um regime temporário de redistribuição dos royalties federais, a perspectiva de elevação na produção de petróleo nos próximos anos permitirá que todas as partes envolvidas recebam em royalties o suficiente para o atendimento de suas necessidades.

O parlamentar pediu respeito aos direitos adquiridos e ao cumprimento dos contratos para que se preserve a confiança de empresas e governos estrangeiros no Brasil. Para Bauer, os "ziguezagues" na legislação podem retardar a exploração do petróleo da camada pré-sal.



19/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Bauer defende desoneração de impostos para produtos feitos de material reciclado

Paulo Bauer defende derrubada do veto ao fim da multa rescisória sobre FGTS

Paulo Bauer defende sanção integral do projeto que amplia oferta de bolsas do Pronatec

Paulo Paim defende solução negociada para Fundo de Previdência Aerus

Solução para pré-sal e 'royalties' será feita sem passionalismo, diz Sarney

Wellington Dias pede solução para partilha dos 'royalties' do pré-sal