Paulo Davim propõe criação de fundo para custear ações definitivas contra a seca



O senador Paulo Davim (PV-RN) cobrou em Plenário nesta terça-feira (16) ações de médio e longo prazo dos governos estaduais e federal para que a população do semiárido possa conviver com a seca. Ele argumentou que a estiagem é um fenômeno natural que se repete ano após ano no Nordeste e que é possível se preparar para minimizar seus efeitos quando ocorrer. Uma sugestão do senador é a criação de um fundo com recursos para ações específicas de combate aos efeitos da seca.

Paulo Davim lamentou a situação em que se encontram os produtores rurais da região neste período, com rebanhos dizimados, lavouras reduzidas a zero e baixíssima produção de leite. Segundo o senador, a seca deste ano apenas “aumentou o fosso social” que separa o Nordeste do resto do Brasil.

O senador ponderou, no entanto, que, outros países, como Austrália, Cazaquistão e Bolívia, conseguem conviver com regiões semiáridas sem grandes prejuízos. No Brasil, o semiárido ocupa 982 mil km², o equivalente a 11% do território, e abriga 12% da população brasileira. No entanto, na região, também encontram-se 18% das bacias hidrográficas nacionais.

- O que se precisa de fato são ações de governo para o semiárido conviver com este fenômeno. Mas, se os governos não se prepararem para isso, vamos quase que anualmente testemunharmos quadros como o atual - criticou.

Davim reiterou que o Nordeste necessita de ajuda imediata – seja com recursos para recompor o rebanho, carros pipas, construção de novos poços ou uma linha emergencial de crédito para custeio do rebanho. Em sua avaliação, porém, essas medidas apenas diminuem o sofrimento do homem do campo, mas não resolvem definitivamente o seu problema. Para isso, só adotando ações concatenadas entre governos estaduais e federal, de médio e longo prazo, ressaltou.



16/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim propõe criação de banco de dados de condenados por crimes violentos contra crianças

CCJ rejeita criação de fundo para ações de combate à violência contra a mulher

DJALMA BESSA COBRA SOLUÇÕES DEFINITIVAS PARA SECA NORDESTINA

Paulo Davim sugere medidas para amenizar efeitos da seca no Nordeste

Áudio | Paulo Davim sugere medidas para amenizar efeitos da seca no Nordeste

Paulo Davim lamenta efeitos da seca no Rio Grande do Norte