Paulo Octávio: Brasília é símbolo de novos tempos
O senador Paulo Octávio (PFL-DF), um dos autores do requerimento de realização da sessão de homenagem ao 43º aniversário da fundação de Brasília, classificou nesta terça-feira (22) a iniciativa do ex-presidente Juscelino Kubitschek de construir a nova capital como marco de mudança dos rumos do país. Para o senador, que é casado com a neta de JK, Anna Christina Kubitschek, Brasília carrega o simbolismo de inaugurar um tempo de desenvolvimento para o Brasil.
- A comemoração dos 43 anos de Brasília não é um evento simples, em que se festeja o surgimento de uma nova cidade. É mais que isso. Festejamos a capacidade dos brasileiros de escrever sua própria história. O presidente Juscelino é o ícone deste momento especial, e Brasília é o símbolo da criatividade nacional. JK gerou obras, criou empregos, construiu uma nova capital. No entanto, fez mais do que isso, ao realizar seu plano de metas: resgatou a auto-estima do povo brasileiro - enfatizou Paulo Octávio.
Entre os dados dessa inovação, o senador citou o surgimento da nova arquitetura da capital, feita por Oscar Niemeyer, que conforme acentuou, -até hoje impressiona o mundo-. Foi também nessa época, lembrou ele, que apareceram Tom Jobim e Vinicius de Moraes com a Bossa Nova; que o Brasil ganhou sua primeira Copa do Mundo; e que surgiram a indústria automobilística nacional, novas estradas e o alargamento do mercado de empregos.
Ao pontuar os vários momentos de crise e de glória nacionais transcorridos e presenciados em Brasília, Paulo Octávio lembrou a responsabilidade das autoridades públicas que trabalham e vivem na capital, conclamando todos a trabalhar pela preservação de Brasília e pelo futuro da cidade e do país.
22/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Octávio destaca roteiro cívico de Brasília
Paulo Octávio não quer a construção de presídio federal em Brasília
Paulo Octávio diz que lutará por Brasília e pelo servidor público
Paulo Octávio registra Semana do Meio Ambiente em Brasília
Paulo Octávio aplaude decisão que permitirá despacho da direção da ANS em Brasília
Paulo Octávio quer sede de nova empresa pública em Brasília