Paulo Octávio diz que lutará por Brasília e pelo servidor público



No seu primeiro pronunciamento como senador, Paulo Octávio (PFL-DF) anunciou nesta quarta-feira (19) que pautará seu mandato pela defesa da consolidação de Brasília como capital federal, pela luta em prol dos interesses dos servidores públicos e pela busca de uma reforma tributária que simplifique o atual sistema de cobrança de impostos e desonere as atividades produtivas. Ele também garantiu que prosseguirá o trabalho iniciado na Câmara dos Deputados de incentivar o turismo nacional.

A consolidação de Brasília como capital federal, na avaliação de Paulo Octávio, passa pela transferência de todos os órgãos federais para a cidade, inclusive as recém-criadas agências reguladoras. Ele quer que a capital seja identificada como o único e legítimo centro das decisões governamentais e se transforme em pólo de desenvolvimento da região Centro-Oeste.

- Brasília é uma cidade singular no mundo. Nasceu da necessidade de povoar o interior do Brasil. Como todos sabem, o desejo de interiorizar a capital do país é antigo, remonta ao patriarca José Bonifácio e floresce 130 anos mais tarde, na pessoa do presidente Juscelino Kubitschek, o maior estadista que este país já conheceu - afirmou Paulo Octávio.

Referindo-se ao funcionalismo público, Paulo Octávio rebateu o discurso corrente de que a responsabilidade pelo déficit da Previdência resume-se às despesas com as aposentadorias do setor público. Ele antecipou que não se deixará iludir -por simplificações que visam falsear o verdadeiro problema-. Ao contrário, procederá a uma cuidadosa análise dos números e das contas da Previdência Social.

A carga tributária brasileira também foi objeto do pronunciamento do senador pelo Distrito Federal. Ele comentou que o país não pode mais conviver com -um cipoal de impostos, taxas e contribuições- que dificultam a compreensão do sistema tributário e possibilitam fraudes. Para Paulo Octávio, a cobrança de tributos não tem apenas o objetivo de abastecer os cofres públicos, mas também o de servir como instrumento de desenvolvimento econômico.

Em aparte, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) deu boas-vindas a Paulo Octávio e falou de sua admiração pela humildade do empresário. Já o senador Leomar Quintanilha (PFL-TO) disse acreditar que a experiência do parlamentar do Distrito Federal enriquecerá as discussões e debates no Senado. Para o senador Maguito Vilela (PMDB-GO), a experiência como empresário e político ajudará Paulo Octávio a desenvolver um grande trabalho em favor do Brasil.



19/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Octávio: reforma terá efeito devastador sobre servidor público

Paulo Octávio destaca roteiro cívico de Brasília

Paulo Octávio: Brasília é símbolo de novos tempos

Paulo Octávio não quer a construção de presídio federal em Brasília

Paulo Octávio registra Semana do Meio Ambiente em Brasília

Paulo Octávio aplaude decisão que permitirá despacho da direção da ANS em Brasília