Paulo Octávio defende projeto de criação da Sudeco



O senador Paulo Octávio (PFL-DF) defendeu a aprovação do projeto de lei complementar (PLC 184/04) que cria a Superintendência do Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste (Sudeco), em tramitação na Câmara dos Deputados, mas reivindicou ajustes na proposta, para incluir incentivos fiscais similares aos concedidos às regiões Norte e Nordeste.

O parlamentar lamentou a ausência dessa previsão no projeto elaborado pelo Ministério da Integração Nacional e se disse empenhado em assegurar para a futura Sudeco "aporte de recursos suficientes para solucionar os problemas de infra-estrutura - nomeadamente energia, transportes, telecomunicações, saneamento - que têm feito com que a produtividade regional seja menor do que a capacidade real da economia".

Na opinião de Paulo Octávio, criar um órgão de desenvolvimento regional sem capital para investimentos e sem assegurar incentivos se resumirá a "um gesto nobre e bem-intencionado" do governo. Ele justificou sua preocupação com o argumento de que, mais do que o ritmo, é preciso garantir sustentabilidade ao crescimento econômico do Centro-Oeste e harmonizar o projeto de desenvolvimento regional com a realidade do país.

- É sob essa visão que faz todo o sentido recriarmos um órgão que se dedique de maneira específica aos problemas comuns dos estados dessa macrorregião brasileira - afirmou. De acordo com Paulo Octávio, o Centro-Oeste - que reúne quatro estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal), ocupa cerca de um quinto do território nacional e abriga 6,8% dos habitantes do país - "tem sido parte fundamental na recuperação da economia brasileira".



14/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Octávio defende projeto de sua autoria que unifica eleições

Paulo Octavio pede criação de Comitê da Sub-Bacia do Rio Corumbá

Paulo Octávio celebra criação da Agência Nacional de Aviação Civil

Paulo Octávio defende ferrovias

Paulo Octávio defende queda nos juros imobiliários

Paulo Octávio defende a aprovação de PEC sobre imposto único