Paulo Octávio homenageia Maurício Corrêa



O senador Paulo Octávio (PFL-DF) homenageou, em pronunciamento da tribuna do Senado nesta sexta-feira (21), o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Maurício Corrêa, que deixou o cargo este mês por ter completado 70 anos - idade de aposentadoria compulsória no serviço público. Paulo Otávio destacou o potencial intelectual e administrativo de Corrêa e disse esperar estar junto com ele nas campanhas políticas de Brasília.

O senador lamentou o fato de Corrêa não ter podido completar o mandato de dois anos à frente do STF, mesmo estando "no auge e plenitude das condições pessoais, de saber, de inteligência e experiência ímpar em todos os quadrantes da vida". Para ele, o caso traz à tona a necessidade de mudança urgente na Constituição, de forma a aumentar a aposentadoria compulsória dos cargos de chefes de poderes para 75 anos de idade, ou, simplesmente, permitir que os mandatos sejam concluídos se a idade do ocupante da função ultrapassar os 70 anos.

- Mas Deus sabe o que faz e, com certeza, está devolvendo ao seio da sociedade esta coroada personalidade para quem sabe voltar a emprestar-nos a sua sabedoria e a sua cultura política e nos ajudar a trabalhar pelo Brasil - afirmou o senador, lembrando que não tem faltado convites dos mais diversos partidos para que Maurício Corrêa volte à vida política.

Paulo Otávio destacou a contribuição do mineiro Maurício Corrêa entre os pioneiros que colaboraram na construção de Brasília e seu trabalho pela consolidação e emancipação política da capital federal. Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, Maurício Corrêa, ressaltou o senador, teve sempre um viés político em sua trajetória na advocacia, tendo sido presidente por quatro mandatos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-seção DF). Durante a ditadura militar, acrescentou Paulo Otávio, Maurício Corrêa transformou a OAB-DF em trincheira de defesa dos direitos humanos.

O senador lembrou também a atuação do ex-presidente do STF como senador e ministro da Justiça no governo do ex-presidente Itamar Franco. Participaram das homenagens a Maurício Corrêa, em apartes, os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Heráclito Fortes (PFL-PI) e Mão Santa (PMDB-PI).



21/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova voto de aplauso a Maurício Corrêa

Senadores aplaudem Maurício Corrêa, que se aposenta no STF

Sarney oferece jantar de despedida a Maurício Corrêa

CCJ debate com Maurício Corrêa limite de vereadores por município

Morre o ex-senador e ex-presidente do Supremo Maurício Corrêa

Sarney e Maurício Corrêa abrem curso de Controle de Constitucionalidade