Paulo Octávio quer pacto pelo cumprimento do Plano Nacional de Educação
Ao lembrar que o Manifesto dos Senadores pela Educação, lançado no ano passado, foi um marco importante na defesa da educação pública de qualidade, o senador Paulo Octávio (PFL-DF) defendeu um pacto nacional para exigir o cumprimento integral das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado pelo Congresso no ano 2000. Ele afirmou que a educação deve ser vista não como problema, mas como solução para o Brasil.
- É preciso que políticos, empresários, pais e educadores, enfim, que toda a sociedade brasileira se mobilize para cobrar o cumprimento das metas fixadas no PNE, sempre com o objetivo maior de garantir a tríade de acesso, permanência e qualidade nas três etapas da educação básica. Não queremos minimizar os esforços feitos em prol da educação superior, mas não podemos deixar de afirmar que sem uma educação básica de qualidade não se constrói uma universidade decente - afirmou Paulo Octávio.
Na avaliação do senador, apesar dos esforços realizados nos últimos dez anos, mais de 3 milhões de crianças não têm acesso à educação obrigatória, e mais de 2 milhões de jovens entre os 15 e 17 anos estão fora da escola. Ele acrescentou que a qualidade do ensino também não é satisfatória. Um dos principais motivos, disse, seria a falta de valorização do professor.
Citando o PNE, Paulo Octávio disse que o país deve cumprir metas como atender pelo menos 50% das crianças em creches e matricular 80% em pré-escolas com padrão mínimo de qualidade. Todas as crianças e adolescentes, em idade própria, também devem estar matriculadas no ensino fundamental e, progressivamente, no ensino médio. Outro objetivo estipulado no PNE que precisa ser atingido, acrescentou, é o de que pelo menos metade dos jovens e adultos analfabetos sejam integrados à educação básica.25/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Bauer quer detalhes sobre resultados alcançados com o Plano Nacional de Educação
Novos critérios do FPE podem dificultar cumprimento do Plano Nacional de Educação, afirma consultor
MEC quer aprovação do Plano Nacional de Educação até o fim do ano
CE ouvirá ministro Paulo Renato sobre o Plano Nacional de Educação
Governo quer dialogar sobre investimento no Plano Nacional de Educação
Relator quer responsabilizar gestores que descumprirem Plano Nacional de Educação