Paulo Octávio quer programa de alfabetização na construção civil
As empresas de construção civil do país que aderirem ao Programa de Alfabetização e Cidadania na Empresa (Pace) poderão ter preferência na obtenção de recursos junto a estabelecimentos federais de crédito, especialmente o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e a Caixa Econômica Federal. É o que estabelece projeto do senador Paulo Octávio (PFL-DF), que tramita na Comissão de Educação (CE) em caráter terminativo.
Na opinião do parlamentar, os incentivos estabelecidos em sua proposta poderão motivar as empresas que ainda não oferecem esse serviço para a questão da responsabilidade social. O parlamentar explicou, ainda, que o Pace é um programa pelo qual as empresas forneceriam gratuitamente aulas de alfabetização aos seus empregados, ministradas por professores e alfabetizadores no próprio canteiro de obras, por meio de convênios com instituições publicas ou privadas que se dediquem ao ensino.
A idéia do projeto nasceu de uma reunião ocorrida em 17 de março com o ministro da Educação, Cristovam Buarque, e representantes do setor da construção civil. Paulo Octávio disse que, na ocasião, ficou reconhecida a necessidade de uma proposição que estimulasse as empresas a erradicar o analfabetismo no Brasil. Ele observou que o ministro mostrou-se -especialmente interessado- pelo tema no encontro e sinalizou a possibilidade de o governo colocar educadores à disposição para as aulas.
20/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Octávio quer incentivar serviço público, turismo e construção civil
Paulo Octávio quer alfabetização de operários em todo o país
Paulo Octávio e Eurípedes farão projeto para alfabetizar operários da construção civil
Paulo Octávio não quer a construção de presídio federal em Brasília
Paulo Octávio condena construção de presídio no DF e quer explicações de ministro
Paulo Octávio manifesta-se contrário à construção de presídio de segurança máxima no DF