Paulo Paim apresenta voto de solidariedade à ministra da Justiça da França, alvo de atos racistas
Em discurso nesta quinta-feira (14), o senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou voto de solidariedade, em seu nome e em nome da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), à ministra da Justiça da França, Christine Taubira, que é negra. O senador observou que a ministra francesa vem sendo alvo de injúrias, ameaças e atos racistas em virtude de sua defesa dos direitos humanos e da lei que proíbe qualquer tipo de discriminação naquele país.
- Um tribunal de Paris vai abrir um inquérito contra uma revista, que cometeu crime de racismo contra a ministra, inclusive com injúrias públicas. O semanário Minute compara a ministra da Justiça, Christiane Taubira, a uma macaca. A investigação foi entregue à polícia judiciária de Paris – informou.
Paim declarou também solidariedade às propostas da ministra francesa, entre elas o incentivo a penas alternativas com intuito de diminuir a população carcerária e o combate a preconceitos.
Voto aberto
Paim aproveitou para comemorar a aprovação em primeiro turno, na noite da quarta-feira (13), da PEC do Voto Aberto. Para ele, o Senado tomou uma “histórica decisão” que significará uma “grande mudança no processo democrático” brasileiro.
O parlamentar elogiou os discursos em defesa da PEC do Voto Aberto proferidos por diversos senadores, em especial Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Paulo Davim (PV-RN) e Sérgio Souza (PMDB-PR), relator da proposta.
- Sérgio Souza não vacilou um minuto. Manteve a sua posição firme, o seu relatório contra toda e qualquer medida que viesse a não garantir o voto aberto em todo sentido – disse.
14/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim se diz indignado com atos racistas praticados em universidade gaúcha
Paulo Paim apresenta voto de pesar pela morte do ex-deputado Ruy Pauletti
Paulo Paim apresenta voto de pesar pelo falecimento do ex-senador Abdias Nascimento
Eduardo Suplicy presta solidariedade a vítimas de ofensas racistas no futebol
Paim apoia atos pelo fim do voto secreto e pela recuperação de benefícios previdenciários
Siba apresenta voto de solidariedade a juíza de Rondônia