Paulo Paim está preocupado com o futuro dos plantadores de fumo



O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu a transcrição nos Anais da Casa do documento elaborado por integrantes da Cooperativade Crédito Rural de Horizontes Novos, no município de Venâncio Aires (RS), que estão preocupados com o acordo internacional firmado pelo governo brasileiro que prevê restrições ao plantio do fumo em território nacional.

Paim informou que naquele município mais de duas mil famílias de agricultores têm como fonte de renda o plantio de fumo, e que a restrição poderá afetar milhares de pequenos agricultores e suas respectivas famílias. Recentemente, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realizou audiência pública para debater a questão.

O senador acrescentou ainda que o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), com sede em Porto Alegre, também manifestou preocupação com relação à restrição ao plantio de fumo, por meio da chamada "Convenção-Quadro" aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e que contou com o endosso do Brasil.

O Movimento dos Pequenos Agricultores, observou o senador, acha dúbia a posição brasileira , uma vez que enquantoMinistério da Saúde deseja implementar a decisão da OMS, o Ministério da Agricultura e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abrem crédito em torno de R$ 500 mil por ano para sustentar e expandir a cultura do fumo.



07/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do Senado boliviano visita parlamentares e se diz preocupado com futuro político de seu país

Presidente do Senado boliviano visita parlamentares e se diz preocupado com futuro político de seu país

MEC está preocupado com fechamento de escolas do MST

Paulo Paim alerta: "Ninguém está seguro de que tem 49 votos"

SUASSUNA ESTÁ PREOCUPADO COM CRÍTICAS À CONVOCAÇÃO

Reforma da Previdência está provocando desmonte do ensino público, diz Paulo Paim