Paulo Paim propõe isenção da cobrança de IR sobre rendimentos recebidos acumuladamente e em atraso



O senador Paulo Paim (PT-RS) quer isenção no pagamento de Imposto de Renda (IR) para os rendimentos recebidos acumuladamente e em atraso, desde que estejam dentro dos limites já amparados pela lei. Projeto de sua autoria (PLS 320/04) com esse objetivo aguarda designação de relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A matéria tramita em decisão terminativa e, se aprovada, poderá seguir direto para exame dos deputados, sem passar pelo Plenário do Senado, exceto se houver recurso nesse sentido.

Paim explicou que o propósito de seu projeto é garantir a isenção do imposto para as pessoas que já têm o direito, mas que estão sendo obrigadas a pagar em razão de deficiência técnica e de má redação da legislação.

- Tratamos de rendimentos não tributáveis se pagos à época própria, nada justificando pagamento de tributos pelo simples fato de receber seus rendimentos atrasados e acumulados - justificou.

O projeto modifica o artigo 12 da Lei 7713/88, explicitando que não será cobrado o imposto em relação aos meses cujo rendimento, isoladamente considerado, não ultrapassar o limite de isenção. Apesar de já haver decisões na Justiça na mesma linha, observou Paim, a cobrança indevida é executada compulsoriamente pelas fontes pagadoras e com plena aquiescência de alguns tribunais.



03/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Paulo Paim regulamenta cobrança de Previdência sobre faturamento

Projeto de Paulo Paim regulamenta início da cobrança de Previdência sobre receita bruta

Cobrança indevida de IR sobre salário pago com atraso é proibida pelo Senado

Idade para isenção de imposto de renda sobre rendimentos da aposentadoria poderá ser reduzida para 60 anos

Idade para isenção de imposto de renda sobre rendimentos da previdência social poderá ser reduzida de 65 para 60 anos

Paim propõe que deficientes auditivos tenham isenção de IPI na compra de automóveis