Paulo Paim protesta contra falta de pagamento a terceirizados do Senado
O senador Paulo Paim (PT-RS) cobrou nesta segunda-feira (9) explicações do Senado e da Empresa Zarconi sobre a falta de pagamento de salário, vale-transporte e auxílio-alimentação referentes ao mês de novembro aos empregados terceirizados que prestam serviços ao Senado Federal.
Paulo Paim lembrou que o Senado pagou à empresa o valor do contrato, mas a Zarconi não repassou os valores aos empregados.
- Nós que fizemos as leis, como é que vamos admitir que os nossos funcionários estejam sem salários? É uma postura covarde dessa empresa, que deve ter recebido, e muito bem, do Senado e não paga os funcionários da Casa, que ganham, em média, mil reais, setecentos reais, salário-mínimo. E não pagar nem o vale-refeição, nem o vale-transporte! Eles estão pegando dinheiro [emprestado] para pegar o ônibus para vir trabalhar, se não perdem o dia e perdem o fim-de-semana remunerado - afirmou Paim.
Também o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) criticou a falta de pagamento dos salários de novembro dos funcionários terceirizados da empresa Zarconi. E classificou a omissão de inadmissível. Para ele, a empresa deve pagar imediatamente os salários e, se isso não for feito, o próprio Senado deve assumir a despesa.
- Nós não podemos deixar passar um dia ou dois que seja sem que isso seja resolvido. Essa empresa tem que pagar ou o Senado tem que assumir. O que não pode é deixar pessoas trabalhando na Casa do povo, onde nós temos nossos bons salários, nosso serviços de saúde, e essas pessoas que trabalham aqui - sem as quais nós não podemos agir corretamente, até porque não haveria limpeza - ficam sem dinheiro para o transporte, sem vale-alimentação e com o salário atrasado - reforçou Cristovam.
O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS), que presidia a sessão, pediu providências enérgicas da Diretoria-Geral do Senado solucionar a questão.
09/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CDH protesta contra decisão do STJ sobre estupro de menores, informa Paulo Paim
ACM protesta contra "falta de educação política"
DUTRA PROTESTA CONTRA FALTA DE QUORUM NA CAE
Bezerra protesta contra falta de informação em produtos
Heráclito protesta contra falta de ajuda federal aos desabrigados
Heloísa Helena protesta contra falta de assistência aos nordestinos