Pauta da semana do Senado tem sete PECs e oito projetos de lei



O Senado tem na pauta do esforço concentrado de terça-feira sete propostas de emenda à Constituição (PECs), oito projetos de lei, um projeto de decreto legislativo e quatro requerimentos. Uma das propostas de emenda à Constituição (PEC 64/99), do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), obriga o presidente da República a comparecer às aberturas das sessões legislativas para fazer um balanço de suas realizações e apresentar planos e propostas de governo.

A PEC estabelece ainda que os líderes partidários terão o direito de discutir a fala presidencial na mesma sessão, tendo o presidente da República o direito de responder a cada um deles. O parecer, favorável, é do ex-senador Waldeck Ornelas.

Outra proposta (PEC 22/00) incluída na pauta, de autoria do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), torna obrigatória a execução do Orçamento Geral da União, que hoje é apenas autorizativo. Ou seja, o governo fica autorizado a realizar as despesas previstas, mas não é obrigado a tal, podendo optar pelo que se chama de contingenciamento. O relatório, favorável, é do senador César Borges (PFL-BA).

Também está na pauta  a PEC 29/02, que amplia a vigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O relatório, favorável, é do senador José Jorge (PFL-PE). A PEC 1/03 muda o parágrafo 3º do Artigo 100 da Constituição para determinar que os pagamentos de obrigações devidas aos idosos sejam feitos em espécie (em dinheiro), e sejam excluídos da obrigatoriedade de expedição de precatórios. O relator, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), emitiu parecer favorável.

Integra ainda a pauta PEC 5/03, que fixa os princípios da atividade regulatória, com parecer favorável do senador Demostenes Torres (PFL-GO). Outra PEC exclui do patrimônio dos bens da União as ilhas costeiras que contenham sede de município, como Florianópolis, capital de Santa Catarina. O parecer favorável é do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC). Será examinada também a PEC 57/03, que institui o Plano Nacional de Cultura, com parecer favorável do senador Marcelo Crivella (PL-RJ).



15/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sete PECs e quatro projetos de lei da reforma política começam a tramitar hoje no Senado

Desobstrução da pauta permitirá decisão sobre oito PECs

SENADO APROVA OITO PROJETOS NESTA SEMANA

SENADO APROVA SETE PROJETOS EM UMA SEMANA

Senado pode votar na próxima semana sete projetos de combate à violência contra a mulher

'Semana da saúde' no Senado tem 47 projetos em pauta