Pauta de votações do Senado será definida no dia 2



Os líderes do Bloco Oposição e dos partidos governistas deverão apresentar suas prioridades de votação para o segundo semestre em reunião convocada pelo presidente interino do Senado, Edison Lobão (PFL-MA), para a próxima quinta-feira (dia 2). A informação foi dada pelo líder do Bloco, senador José Eduardo Dutra (PT-SE), logo após o encerramento da primeira reunião de líderes realizada sob a direção de Edison Lobão.

Dutra afirmou ainda que o colegiado de líderes decidiu que, na segunda semana de cada mês, o Plenário fará sessões deliberativas de segunda a sexta-feira (normalmente, as votações ocorrem de terça a quinta-feira). "Assim, as comissões poderão se reunir mais vezes e, inclusive, municiar o Plenário com matérias para serem votadas", disse.

A lista de prioridades para votação não foi elaborada nesta quarta-feira (dia 25) porque os líderes partidários não as definiram junto às respectivas bancadas, o que será feito imediatamente após o fim do recesso parlamentar, no início da próxima semana, informou Dutra. Ainda assim, ele disse que foram destacados alguns temas prioritários consensuais, como reformas do Judiciário e tributária, Lei das Sociedades Anônimas e Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

Em relação às denúncias que levaram o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) a pedir licença da presidência do Senado, Dutra informou que houve acordo em torno da aprovação de requerimentos que contribuam para esclarecer os fatos no menor tempo possível. Assim, acrescentou o senador, já na primeira reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), deverá ser aprovado requerimento apresentado em março de 2001 para que o Banco Central envie ao Senado o relatório completo sobre o caso Banpará. Aprovado o requerimento na CCJ, a oposição deverá solicitar urgência para que ele possa ser votado em Plenário no dia seguinte, anunciou Dutra.

Sobre uma eventual renúncia de Jader de seu mandato de senador, Dutra afirmou que o ato de renunciar é unilateral e que a oposição não tem posição definida sobre o assunto. "Queremos que as denúncias sejam apuradas pelas instâncias constitucionais", disse.

25/07/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pauta de votações do Senado será trancada na terça por 18 MPs

Pauta de votações será negociada na terça-feira, anuncia Mercadante

PAUTA DE VOTAÇÕES DA SESSÃO DELIBERATIVA SERÁ DESTINADA AO TRABALHO DAS COMISSÕES

MPs 515/10 e 518/10 trancam pauta de votações do Senado

MP tranca a pauta de votações no Plenário do Senado

MPs voltam a trancar pauta de votações do Senado