Pauta prevê votação de 41 MPs



A pauta da reunião do Congresso desta terça-feira (dia 3), às 19h, prevê a votação de 41 medidas provisórias. Entre elas, propostas com 64 reedições, como a que estabelece mecanismos de incentivos à redução do setor público estadual no sistema financeiro.

Da pauta, constam praticamente todas as medidas tramitando no Congresso - a exceção é a que fixou o novo salário mínimo, editada na semana passada. Isso ocorre porque não houve acordo entre governo e oposição para a definição de uma pauta de votações.

O líder do Bloco Oposição no Senado, José Eduardo Dutra (PT-SE), já adiantou que adotará a estratégia regimental da obstrução. Os oposicionistas garantem que só votarão novas MPs quando for votada a proposta de emenda constitucional que limita a edição de medidas provisórias. A PEC já foi aprovada no Senado e tramita na Câmara.

Dívidas municipais

Umas das MPs que podem ser votadas - e que já constou da pauta da semana passada - é a que permite a renegociação das dívidas dos municípios com a União em moldes semelhantes aos praticados pelos governos estaduais em 1997. A proposta estabelece critérios para a consolidação, a assunção e o refinanciamento, pela União, da dívida pública mobiliária dos municípios.

De acordo com o texto que explica a MP, apenas 27% do endividamento municipal está sendo pago normalmente. O restante vem sendo rolado sistematicamente.

- É irrealista supor que venham eles a resgatar no prazo suas dívidas. O refinanciamento por um prazo mais longo, seguindo o modelo adotado pelos estados, tornará possível a garantia de pagamentos futuros - afirma o ministro da Fazenda, Pedro Malan.

Como condição para o refinanciamento, o Executivo Federal exige que os municípios não emitam novos títulos antes de quitarem as dívidas, não contraiam novos empréstimos ou financiamentos externos.

02/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pauta da CRE prevê votação de projeto que amplia direito de voto para eleitores no exterior

SENADO CUMPRIRÁ TODA PAUTA DA CONVOCAÇÃO, PREVÊ ACM

Eunício prevê pauta cheia para o Senado

Projeto na pauta da CE prevê uso de recursos do FAT para remunerar estágios

Projeto que prevê seguro-desemprego para canavieiros está na pauta da CRA

Renan faz balanço da pauta prioritária e prevê mudanças no sistema eleitoral