PEC prevê maior participação feminina no comando do Legislativo
Entre os projetos em tramitação no Congresso Nacional que ampliam a participação das mulheres na política, está uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que determina que as Mesas e as comissões do Senado e da Câmara tenham mulheres em quantidade proporcional à bancada feminina da respectiva Casa, assegurada a presença de pelo menos uma parlamentar.
A proposta em questão é a PEC 590/06, da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que tramita na Câmara dos Deputados.
Trata-se de um dos projetos prioritários tanto das deputadas quanto das senadoras. Na Mesa da Câmara, não há nenhuma mulher. Na Mesa do Senado, uma — Ângela Portela (PT-RR), que ocupa o cargo de segunda-secretária.Hoje, a escolha dos integrantes das Mesas leva em conta somente a proporcionalidade partidária, sem determinar sexo.
A atual lei eleitoral não prevê diretamente que os partidos precisam reservar 30% das vagas das eleições proporcionais para as mulheres. Determina que cada sexo precisa ter entre 30% e 70% das vagas. Assim, afasta-se a possibilidade de a lei ferir o princípio da isonomia (igualdade de todos perante a lei). Na prática, porém, são cotas para as mulheres.
05/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Amélia defende maior participação feminina na política
Emilia defende a maior participação feminina na política
Vanessa Grazziotin defende maior participação feminina no Parlamento
Ricardo Ferraço quer maior participação feminina na política
Ato público defende maior participação feminina na reforma política
Grazziotin defende maior participação feminina na política e no mercado de trabalho