PEC que adia prazo para adesão a regime especial precatórios está na pauta desta terça



A pauta de votações do Plenário para esta terça-feira (10) tem uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 63/2011) e seis requerimentos. Para ser aprovada, a PEC precisa de votos de maioria qualificada (49 senadores), número já atingido, de acordo com informação expostas no painel eletrônico.

De autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RR), a PEC 63/2011 reabre até 31 de dezembro de 2012 o prazo para estados, Distrito Federal e municípios aderirem ao regime especial de pagamento de precatórios. O regime foi criado pelo art. 97 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, instituído pela Emenda Constitucional 62, de 9 de dezembro de 2009.

A Emenda 62 obriga os municípios a destinarem de 1% a 1,5% de suas receitas correntes líquidas ao pagamento dos precatórios. Esse percentual, para os estados, é de 1,5% a 2%. Os valores das dívidas recebem atualização monetária de acordo com as regras da caderneta de poupança.

O artigo também determina que 50% dos recursos dos precatórios sejam usados para o pagamento por ordem cronológica e à vista. A outra metade da dívida deve ser quitada por meio de leilões, onde o credor que concede o maior desconto sobre o total da dívida que tem a receber tem seu crédito quitado primeiro. Os pagamentos são feitos, ainda, por ordem crescente de débito ou por conciliação entre as partes.

Ainda pelo regime especial, a quitação dos precatórios alimentícios e de menor valor tem prioridade sobre os demais.

Prazo

O prazo para adesão ao regime terminou 90 dias após a publicação da emenda, ou seja, no dia 10 de março de 2010. De acordo com o senador Valdir Raupp, apesar do prazo curto, grande parte dos estados e centenas de municípios aderiu ao novo sistema, o que gerou resultados positivos para suas finanças e seus credores.

“As fazendas públicas passaram a contar com a real possibilidade de receber os valores relativos aos precatórios, malgrado as imensas dificuldades enfrentadas pelos gestores das finanças dos estados e municípios”, diz o autor.

No entanto, segundo Valdir Raupp, devido à incerteza quanto à eficácia do novo regime, muitos entes deixaram de aderir no prazo estabelecido, daí a justificativa para a reabertura do prazo.



10/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reabertura de prazo de adesão a regime especial de precatórios passa na CCJ

Novo prazo para adesão ao regime especial de precatórios passa em primeiro turno no Plenário

PEC que amplia prazo para pagamento de precatórios está na pauta do Plenário

MULTAS ELEITORAIS E NOVO PRAZO PARA LEI PELÉ ESTÃO NA PAUTA DESTA TERÇA-FEIRA

Projeto que fixa prazo para restituição de imposto de renda está na pauta de terça da CAE

Proposta de alterações na Lei de Inelegibilidades está na pauta da CCJ desta terça