Pedido de Ideli de imagens do circuito interno de TV do Senado causa polêmica em Plenário
Um requerimento da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), provocou debates acirrados entre senadores do governo e da oposição, durante a sessão desta terça-feira (21).O pedido de Ideli, solicitando o acesso às fitas do circuito interno de TV do Senado para verificar a movimentação do caseiro Francenildo Santos Costa no interior da Casa, foi criticado duramente por Heráclito Fortes (PMDB-PI), Antero Paes de Barros (PSDB-MT) e outros senadores.
A controvérsia teve início quando Antero Paes de Barros - referindo-se a uma nota publicada no jornal O Globo, na coluna de Anselmo Góes - pediu a confirmação de Renan sobre a existência ou não do requerimento de Ideli. O senador pediu o esclarecimento a Renan por entender que as imagens solicitadas por Ideli poderiam comprometê-lo, uma vez que, conforme ele próprio já havia informado à CPI dos Bingos, tinha sido procurado pelo caseiro Francenildo em seu gabinete.
Respondendo a Antero Paes de Barros, Ideli garantiu que seu requerimento não tinha o objetivo de atingir ninguém, principalmente o senador, que já tinha feito, "de viva voz", o registro de ter recebido Francenildo em seu gabinete por intermédio de uma pessoa comum.
Por sugestão do líder do governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), feita em Plenário, Ideli desistiu de levar adiante o requerimento, concordando em transferir as investigações à Polícia Federal.
- Ideli é uma grande guerreira sempre disposta a defender o governo. Acho que de fato isso não deveria estar em nossa pauta. Acho que o melhor seria transferirmos a responsabilidade de apuração à Polícia Federal - ponderou Mercadante.21/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ampliação do Regime Diferenciado de Contratações causa polêmica no Plenário do Senado
Plano urbanístico proposto para Brasília causa polêmica em Plenário
Panfleto do Ministério da Cultura causa polêmica no Senado
Projeto que trata da discriminação de homossexuais causa polêmica no Senado
Fim da vitaliciedade no Supremo causa polêmica na CCJ
Fusão das cervejas causa polêmica na CAE