Pedro Malan pode explicar ao Senado crise dos fundos



O senador Romero Jucá (PSDB-RR), vice-líder do governo no Senado, anunciou nesta sexta-feira (7), em entrevista à imprensa, que o ministro da Fazenda, Pedro Malan, e o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, "estão dispostos" a explicar ao Senado a crise que o mercado financeiro enfrentou nesta semana, depois que o governo anunciou mudanças no fundos de renda fixa. Provavelmente nesta segunda-feira (10), Jucá comunicará ao Plenário a disposição das duas autoridades em comparecerem à Casa.

Também nesta sexta-feira, em nota distribuída pela liderança do Bloco Oposição no Senado, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) anunciou que pretende apresentar requerimento o mais breve possível convidando Pedro Malan e Armínio Fraga a prestarem os esclarecimentos numa reunião conjunta das Comissões de Assuntos Econômicos e de Fiscalização e Controle.

- O governo não tem nada a esconder e, se forem convidados, o ministro e o presidente do Banco Central prestarão todos os esclarecimentos necessários - afirmou o vice-líder.

A crise começou há uma semana e coincidiu com a decisão do BC de mudar as regras de contabilização dos títulos públicos que integram os fundos de investimento, gerando prejuízos para aplicadores nos chamados Fundos DI. A seguir, a cotação do dólar subiu até quinta (6), a Bolsa de Valores de São Paulo caiu e o risco Brasil subiu, reduzindo a cotação de títulos brasileiros no mercado externo. O noticiário deu conta ainda da dificuldade do governo em vender títulos públicos de prazos mais longos. Já nesta sexta (11), o nervosismo do mercado diminuiu, com pequena queda na cotação do dólar e melhora no risco Brasil.



07/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO CONVOCA PEDRO MALAN PARA EXPLICAR DEMISSÕES NO BB

Malan e Fraga vêm à CAE explicar crise financeira

Pedro Malan e Armínio Fraga vêm explicar novas regras para o mercado

Senado decide se convoca o ministro Pedro Malan

Malan e Martus terão de explicar acordo com FMI e dívida pública

FRANCO E MALAN SÃO CONVIDADOS PARA EXPLICAR MEDIDAS ECONÔMICAS