Pedro Simon aponta incompetência do governo em casos de corrupção



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou nesta segunda-feira (30) que o Estado brasileiro é completamente incompetente. O senador se referia a denúncias recentes de desvios de recursos no Ministério do Trabalho e à Operação Miqueias, da Polícia Federal, que desbaratou um esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes em fundos de  pensão dos Municípios.

– Só pode ser chamado de incompetente um Estado que se deixa roubar tão facilmente e, quase sempre, em cifras astronômicas. Isso precisa ser reafirmado: os valores da corrupção no Brasil são sempre inacreditáveis – criticou o senador.

Para Simon, os casos de corrupção no Brasil são tão rotineiros, que não se dá mais atenção. O senador diz acreditar que as denúncias não são levadas a sério porque a população sabe que não vai acontecer nada e que os responsáveis ficarão impunes. Além disso, apontou o senador, dificilmente o dinheiro desviado volta aos cofres públicos.

– Por que essa maldição bate no Brasil? A resposta é simples: porque, no Brasil – sabemos todos –, vivemos permanentemente não a mera sensação, mas a dura realidade da impunidade, permanentemente intocável, quase pétrea, sempre sem-vergonha.

O senador se disse espantado com a falta de firmeza da presidente Dilma Rousseff. Simon citou comentários que atribuem a manutenção do ministro do Trabalho aos minutos a mais que o PDT significa no horário eleitoral.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) elogiou o pronunciamento de Simon e afirmou que, apesar de o Brasil possuir mecanismos de fiscalização e controle “teoricamente extraordinários, a corrupção é escancarada".



30/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon: sinais exteriores de riqueza podem identificar casos de corrupção

Simon aponta incompetência governamental nas tragédias causadas por enchentes

Simon aponta disputa de cargos no governo e alerta Dilma contra corrupção

LEONEL APONTA INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO DO DF NA ÁREA DE SEGURANÇA

ODACIR APONTA INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO PARA GASTAR CPMF

Simon cobra agilidade da Justiça para casos de corrupção envolvendo políticos