Simon aponta incompetência governamental nas tragédias causadas por enchentes



Para o senador Pedro Simon (PMDB-RS) as tragédias causadas por enchentes, como as que ocorreram há dois anos em Santa Catarina e recentemente no Rio de Janeiro, poderiam ser evitadas, ou pelo menos minimizadas, caso os administradores públicos, em todas as esferas de governo, adotassem métodos mais eficazes de gestão.

Em discurso em Plenário, nesta segunda-feira (19), Simon considerou que a imprevisibilidade da ocorrência de eventos climáticos adversos, com relação à produção de catástrofes, é uma causa menos importante do que falta de critérios racionais de distribuição de recursos públicos.

- O critério para a alocação de recursos não tem sido o coletivo, mas o interesse individual, ou de grupos; critério que não tem passado pelo crivo dos tribunais de conta e, felizmente, nos últimos tempos, do Ministério Público e da Polícia Federal - disse.

De acordo com o parlamentar, também a falta de recursos não é o principal problema para se impedir tragédias como a do Rio de Janeiro. Citando dados do Tribunal de Contas da União (TCU), Simon observou que de R$ 993,7 milhões empenhados pelo governo federal, entre 2004 e 2009, para ações de defesa civil, apenas R$ 357, 8 milhões foram efetivamente usados por estados e municípios.

Em seu pronunciamento, Simon criticou ainda a exploração demasiada pelos meios de comunicação das tragédias ocorridas em razão de enchentes. Segundo ele, as TVs, sobretudo, têm dedicado muitas horas de programação para cobrir as catástrofes, causando "emoção, indignação e comoção", e se perdendo em discussões irrelevantes que não contribuem para a solução dos problemas debatidos.

Em aparte, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), parabenizou Simon pelo pronunciamento e observou que no Brasil os governantes frequentemente deixam de tomar as medidas necessárias para prevenir problemas quando estas são impopulares.

19/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon aponta incompetência do governo em casos de corrupção

Acir Gurgacz registra enchentes causadas pela elevação do Rio Madeira

Mozarildo aponta incompetência na gestão de Roraima

Pavan aponta "incompetência" na gerência do Bolsa Família

LEONEL APONTA INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO DO DF NA ÁREA DE SEGURANÇA

ODACIR APONTA INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO PARA GASTAR CPMF