Pedro Simon apresenta propostas para mudar o funcionamento da política no Brasil



Há uma hora na tribuna, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) conclama a sociedade e os senadores em particular a debaterem mudanças para modificar o funcionamento da política no Brasil. Durante seu discurso, Simon defendeu algumas propostas, como o financiamento público de campanha e a adoção do voto distrital.

Simon enfatizou a necessidade de tornar inelegíveis os candidatos de "ficha suja", isto é, aqueles que tiverem sido condenados pela Justiça. O senador defendeu que sejam priorizados nos tribunais os processos envolvendo candidatos, a fim de que seus casos tenham sido concluídos antes das eleições.

O representante do Rio Grande do Sul também propôs que os trabalhos no Congresso sejam concentrados, com votações em todos os dias da semana, até que a pauta de cada mês fosse esgotada. De acordo com o senador, isso iria reduzir os gatos com passagens aéreas, uma vez que cada parlamentar, em vez de ir e voltar de seu estado quatro vezes por mês, o faria apenas uma vez por mês.

Vários senadores aplaudiram o discurso de Simon, concordando com a necessidade de promover grandes debates que apontem soluções para melhorar o modo de fazer política no país.

Mais informações a seguir



30/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon sobre o Ficha Limpa: 'Para mudar o país, a sociedade tem que se movimentar'

Pedro Simon destaca os oito anos de funcionamento da TV Senado

Simon apresenta emenda para proteger excluídos e diz que Senado deve mudar texto da Previdência

PEDRO SIMON APRESENTA EMENDA PARA IMPEDIR CAPITALIZAÇÃO DE JUROS

Reforma política: Pedro Simon sugere formato para constituinte exclusiva

Pedro Simon propõe medidas para aprimorar atividade política e o próprio Congresso