Pedro Simon defende aprovação da PEC do voto aberto
Em discurso nesta sexta-feira (30), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) lamentou a decisão da Câmara dos Deputados de manter o mandato do deputado condenado Natan Donadon. Ele defendeu a aprovação de proposta de emenda à Constituição que torna o voto aberto no Parlamento. O senador Paulo Paim é autor da PEC 20/2013 que prevê a adoção de voto aberto para todas as decisões do Congresso Nacional.
Simon se disse preocupado com o modo pelo qual o Supremo Tribunal Federal (STF) resolverá a questão surgida com o fato de a Câmara manter entre os seus um deputado preso e condenado.
Para Simon, a Câmara “absolveu o presidiário querendo abrir caminho para os outros deputados” condenados pelo STF no processo do mensalão – Pedro Henry, João Paulo Cunha e Valdemar Costa Neto. Desta forma, segundo Simon, eles poderão trilhar o mesmo caminho e não ter, em Plenário, os seus mandatos cassados quando transitar em julgado a ação penal 470.
Donadon foi afastado do cargo pelo presidente da Câmara, Henrique Alves, e o seu suplente, Amir Lando, assumiu o mandato. Ex-senador, ele relatou o processo de impeachment do ex-presidente da República Fernando Collor. Simon elogiou o recém-empossado e lamentou que venha numa situação “tragicômica”.
Pedro Simon também comentou as manifestações populares pelo Brasil e elogiou a força dos manifestantes, que garantiram a aprovação e aplicação do Ficha Limpa e a análise da ação do mensalão pelo Supremo. Ele fez apelo aos manifestantes para que insistam na aprovação de mudanças no sistema eleitoral e político.
- Não esperem nada do Congresso Nacional, do Executivo, da presidente Dilma, de quem quer que seja, nem do Judiciário. Se o povo não tomar nas suas mãos essa bandeira e levarem adiante, não vai sair nada – disse.
Ele também fez um alerta para que a sociedade se prepare nas manifestações agendadas para o dia 7 de setembro:
- Façam um contra ataque para separar a ação de vocês e dos agitadores, dos que querem confusão e anular a luta – declarou.
30/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pedro Simon defende voto aberto de forma irrestrita
João Pedro defende aprovação de proposta que estabelece voto aberto para todas as decisões
Ana Amélia defende aprovação de PEC do voto aberto vinda da Câmara
Pedro Simon defende a aprovação da 'PEC dos Recursos'
Ferraço comemora aprovação da PEC do voto aberto na CCJ
Sérgio Souza vê dificuldade de aprovação da PEC do voto aberto sem mudanças