Pedro Simon pede criação de Câmara Setorial do Leite



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) pediu em Plenário a criação de uma Câmara Setorial do Leite, com participação do governo federal e representantes de toda a cadeia produtiva. Ele quer o aumento da produção nacional e o apoio às cooperativas do leite, com preços mais competitivos e acesso da população de baixa renda ao produto.

- A questão do mercado do leite exige mais atenção e melhor tratamento em benefício dos produtores, dos consumidores e do país - afirmou.

De acordo com o representante do Rio Grande do Sul, o setor abrange 1,8 milhão de estabelecimentos produtores em todo o Brasil e emprega 5 milhões de pessoas. Simon disse também que o país tem o segundo rebanho mundial, de 20 milhões de vacas ordenhadas, tendo produzido 20 bilhões de litros de leite no ano passado. Ele salientou que, deste total, o complexo formado pelas cooperativas de leite contribui com 5 bilhões de litros.

Simon destacou o funcionamento, nos últimos meses, de comissões parlamentares de inquérito (CPIs) em seis Assembléias Legislativas, cujas conclusões e reivindicações foram reunidas no relatório da Comissão de Agricultura e Política Rural, da Câmara dos Deputados, de autoria do deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR). O senador apontou para a grande concentração industrial e abuso do poder econômico de multinacionais do setor e pediu a abertura de linhas de crédito para as cooperativas, a garantia de assistência técnica especializada, a promoção da exportação e a isenção tributária para o leite.

O senador defendeu ainda a criação de um fundo de promoção do consumo, assim como uma maior participação do leite em programas sociais, o que já estaria sendo obtido com o Programa Fome Zero. Simon salientou que o povo brasileiro tem carência nutricional e consome, per capita, apenas 130 litros de leite por ano, em média, o que representa um quarto do consumo verificado em outros países emergentes.

- No Brasil 180 mil crianças morrem antes de um ano de vida e 57 mil não completam uma semana. Com leite, portanto, se combate a mortalidade infantil - disse, lembrando que a Europa, os Estados Unidos e o Japão concedem altos subsídios aos produtores.

Simon mencionou também a realização do seminário O Futuro do Cooperativismo do Leite, realizado nesta quinta-feira (31) em Brasília (DF), pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e pela Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios (CBLL).

TV Unisinos

Pedro Simon saudou a inauguração em canal aberto da TV Unisinos, ocorrida nesta quinta-feira. A TV funciona no canal 30 UHF e pertence à Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo (RS).

- A emissora vai beneficiar mais de um milhão e meio de pessoas. Esse evento da maior importância para a comunicação no nosso estado marca a passagem dos 34 anos da Unisinos, uma das maiores universidades católicas do país - declarou.

O senador informou que a instituição, com mais de 30 mil alunos, 45 cursos de graduação e 13 programas de pós-graduação, é mantida pela Companhia de Jesus. Os jesuítas, acrescentou o senador, estão presentes na região há mais de 150 anos.



31/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon defende criação da Ouvidoria Geral da República

PEDRO SIMON RETOMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE TEMPLO ECUMÊNICO NO SENADO

Pedro Simon pede prorrogação dos trabalhos da CPI

Pedro Simon pede convocação de Pagot à CPI do Cachoeira

Pedro Simon pede "reforma profunda" do Legislativo

PEDRO SIMON PEDE A FHC MUDANÇA NOS RUMOS DO GOVERNO