Pedro Simon: 'Viva o presidente João Goulart!'



Discursa neste momento o senador Pedro Simon (PMDB-RS), um dos autores do Projeto de Resolução 4/2013, que anula a sessão do Congresso que, pela madrugada, legitimou o Golpe de 1964. Naquela sessão, o senador Auro de Moura Andrade declarou vaga a Presidência da República, quando o então presidente, João Goulart (1919-1976), estava no país e ainda estudava como resistir ao Golpe de Estado.

- Eu estava com ele, em Porto Alegre – disse, emocionado, Pedro Simon, que relata os acontecimentos dramáticos relacionados à deposição de Jango.

O senador exaltou a coragem, a dignidade e a responsabilidade do então presidente ante a possibilidade de uma guerra civil e até de uma intervenção norte-americana.

- O momento é histórico, de emoção. Este Congresso restabeleceu a verdade histórica - disse o senador, agradecendo a Deus pela oportunidade de repor a verdade.

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) também assina o projeto. Antes de Simon, o deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) discursou em resposta a Jair Bolsonaro (PP-RJ), contrário à matéria.



20/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon defende atitude de João Goulart com relação ao golpe de 1964

Simon lembra aniversário da morte de João Goulart

Devolução do mandato de João Goulart mostra que Brasil é libertário e democrático, diz Simon

Simon registra aniversário de morte de João Goulart e pede investigação de denúncia de assassinato

Iniciada exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart

João Goulart foi o presidente mais popular do país, diz Randolfe