Serys denuncia condições precárias da população amazônica



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) denunciou em Plenário nesta terça-feira (29) as condições precárias a que estão submetidas as populações das áreas mais afastadas da região amazônica, especialmente na proximidade das fronteiras do país. Ela visitou a região na semana passada, integrando comissão de senadores e deputados federais, em companhia de oficiais do Exército.

Os parlamentares visitaram reservas indígenas e comunidades que, segundo a senadora, sobrevivem em condições precárias, sem acesso à saúde e à educação. Serys defendeu a aplicação de recursos na região como forma de garantir a integração do território nacional e proteger as fronteiras e os recursos naturais da região.

- Tenho informações de que há 20 mil estrangeiros na Amazônia, pesquisando não se sabe o que nem para quem. São questões como essa que estão fugindo do controle do povo brasileiro. Voltei de lá mais convencida do que nunca de que a segurança de nossa fronteira tem que ser feita por todos nós. E hoje é feita exclusivamente pelo Exército.

Serys também denunciou interesses internacionais - principalmente dos Estados Unidos - no controle da região amazônica. Ela citou o caso do livro Introdução à Geografia, adotado em escolas americanas, que trata a Amazônia como região sob a responsabilidade dos norte-americanos. De acordo com o texto do livro, citado pela senadora, a região é habitada por povos incultos e cruéis, que praticam o tráfico de drogas e que podem acabar com a vida na terra em alguns anos.

- Nos sabemos cuidar dela (da região) e vamos fazer isso com responsabilidade. Mas é preciso conceder condições ao Exército para isso - disse.

Em aparte, o senador Tião Viana (PT-AC) disse que cabe ao Parlamento encaminhar soluções para o problema das fronteiras amazônicas. A mesma opinião foi manifestada pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Já o senador Duciomar Costa (PTB-PA) disse que a melhor forma de proteger a fronteira norte é dar condições de sobrevivência ao povo que lá habita.



29/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Taques denuncia condições precárias de trabalho dos policiais militares de Mato Grosso

Heráclito critica condições precárias do Aeroporto de Parnaíba

Papaléo reclama das precárias condições das estradas brasileiras

Serys alerta para cobiça sobre a região amazônica

Militares iniciam ajuda à população amazônica vítima de enchentes

Jefferson Praia cobra políticas públicas para a população amazônica