Pedro Taques diz ter votado pela cassação de Demóstenes



“O homem que hoje sou homenageia o homem que Demóstenes foi”. Assim o senador Pedro taques abriu o pronunciamento em que declarou seu voto a favor da cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), decidida pouco antes em Plenário. Os senadores consideraram que Demóstenes quebrou o decoro parlamentar ao usar o mandato em favor de Carlinhos Cachoeira, acusado de comandar uma organização criminosa. Para Pedro Taques, a imagem anterior do colega, de defesa da ética, parece algo distante.

- Em nome de alguém a quem tanto prezo, o homem que ele foi, rogo que não nos deixe pensar que, em todo esse tempo, nos enganamos e que aquele homem a quem homenageio hoje nunca existiu – disse Taques, que se referiu a Demóstenes como “dois homens” diferentes.

Para Pedro Taques, as dúvidas levantadas sobre a conduta de Demóstenes trazem “uma dor cívica” e a maior decepção que teve em um ano e meio de mandato. Por esse motivo, o senador fez uma apelo a Demóstenes para que prove, na Justiça, que é inocente, como vem alegando em sua defesa.

- Eu clamo ao senhor Demóstenes que prove na Justiça que tudo o que dizem e que os autos demonstram não é verdadeiro, que o cavaleiro da ética nunca se perdeu nas facilidades das coisas pequenas, que a alma de um destemido não tem preço, que a clareza da alma não se turvou nos jogos da vida.

Em apartes, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Antonio Carlos Valadares (PSB - SE) elogiaram o trabalho de Pedro Taques como relator do parecer contra Demóstenes na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Na ocasião, Taques considerou que o parecer do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar não feriu a Constituição e as leis.

 

 



11/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Taques apresenta relatório sobre processo de cassação de Demóstenes

Pedro Taques será relator de processo contra Demóstenes na CCJ

Pedro Taques reprova atitude de deputado em relação a Demóstenes na CPI

Demóstenes teve direito à ampla defesa, afirma Pedro Taques

Pedro Taques diz que caso de Demóstenes é grave e pede explicações ao senador

Pedro Taques defende a lisura do processo disciplinar contra Demóstenes