Pedro Taques será relator de processo contra Demóstenes na CCJ



O senador Pedro Taques (PDT-MT) confirmou que aceitará ser relator do processo de cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A escolha de Taques foi feita pelo presidente da CCJ, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Eunício Oliveira disse, ao sair de reunião com o presidente do Senado, José Sarney, que a CCJ deverá votar o parecer na quarta-feira da próxima semana (4). O relatório pela cassação de Demóstenes – elaborado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) – foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

O prazo atende ao Regimento Interno do Senado Federal, que prevê cinco sessões deliberativas de interstício entre a decisão do Conselho de Ética e a votação na CCJ. De acordo com anúncio feito por Sarney nesta tarde, haverá sessões deliberativas (votações) nas próximas duas segundas-feiras (2/7 e 9/7).

“Verdade”

Apesar de não fazer parte do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, Pedro Taques compareceu a todas as reuniões relacionadas ao processo contra Demóstenes.

- Não voto neste Conselho de Ética, não voto aqui, mas fiz questão de acompanhar a todas as reuniões, li todos os documentos. Não fiz pré-julgamentos, mas a verdade deve aparecer – declarou Taques nesta segunda-feira, quando foi aprovado o parecer de Humberto Costa.

Pedro Taques relatou ter recebido uma ligação de Demóstenes às três da manhã do dia 3 de março, na qual o colega pediu que o ouvisse antes de qualquer coisa. O fato se deu pouco depois de aparecerem as primeiras notícias sobre ligações entre Demóstenes e Carlinhos Cachoeira, que foi preso em operação da Polícia Federal. Segundo Taques, ele e Randolfe foram à casa do colega no dia 5 de março e pediram que ele esclarecesse os fatos no Plenário.

- Sou mais amigo da verdade. E a verdade, por mais que seja duro para alguns julgar um seu semelhante, que é uma atividade dura, difícil, mas é uma atividade honrada – afirmou Taques.



26/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Taques defende a lisura do processo disciplinar contra Demóstenes

Relator do processo contra Demóstenes será eleito nesta quinta

Pedro Taques apresenta relatório sobre processo de cassação de Demóstenes

Relator pede abertura de processo contra Demóstenes

Pedro Taques denuncia ameaças a juiz e procuradora responsáveis pelo processo contra Cachoeira

Relator no Conselho de Ética defende voto aberto em processo contra Demóstenes