Pequenas cidades poderão ter redução de tarifa para acesso à Internet



Foi aprovado nesta terça-feira (14) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) parecer favorável ao projeto que determina que as chamadas interurbanas para conexão a provedor de Internet sejam tarifadas como ligação local. A medida, que valerá apenas para municípios onde não há provedor local de acesso à Internet, foi proposta pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) e recebeu voto favorável do relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

De acordo com Jucá, o projeto (PLS 317/05) tem por objetivo promover a inclusão digital nas pequenas cidades, "onde o acesso à Internet é ainda muito oneroso". Para o parlamentar, os altos custos ainda impedem que a maioria da população desses municípios se beneficie dos avanços da informática.

Com a aprovação da matéria, observa Jucá, serão asseguradas à população das pequenas localidades condições semelhantes às disponíveis nos grandes centros urbanos, para acesso à rede mundial de computadores. Com a equalização das tarifas, afirma ele, todos os brasileiros terão condições de interagir "com o resto do mundo" via Internet.

Ao elogiar o projeto, Flexa Ribeiro lembrou que o acesso discado é a forma de conexão à Internet utilizada por 60% dos municípios. Muitas dessas localidades, ressaltou o relator, não possuem provedor local, o que exige a realização de ligações interurbanas para o acesso à rede mundial de computadores. Em seu voto favorável à proposta, o relator ressaltou que a redução das tarifas contribuirá para diminuir as desigualdades sociais e regionais do país.

Já aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o projeto de Romero Jucá segue para exame pela Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), onde terá decisão terminativa.



14/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cidades sem internet poderão pagar tarifa local por ligação para provedores

CCJ aprova medida que barateia acesso à Internet em pequenas cidades

Municípios sem acesso à Internet poderão pagar menos por ligação interurbana para provedores

Motoristas poderão ter acesso a multas de trânsito pela Internet em até sete dias após ocorrência da autuação

CAE examina redução de tarifa de energia para baixo consumo

Mozarildo cobra redução de tarifa de energia para Roraima