Perdas do Tesouro com liquidações de bancos serão discutidas por senadores



A primeira audiência da Subcomissão Temporária da Liquidação de Instituições Financeiras, presidida pelo senador Aelton Freitas (PL-MG), está prevista para esta terça-feira (19), a partir das 18h, com a participação do ex-presidente do Banco Mercantil de Pernambuco, Armando de Queiroz Monteiro Filho e do liquidante da instituição, Nilvan Vasconcellos.

 O cronograma dos depoimentos de ex-dirigentes e dos liquidantes de bancos submetidos a processo de liquidação extrajudicial pelo Banco Central foi definido em sorteio. Conforme resultado da reunião realizada no último dia 5 de outubro, os integrantes da subcomissão irão ouvir, por ordem, os representantes das seguintes instituições: Banco Econômico, Banco Nacional, Bamerindus, Banorte e depois os bancos estaduais.

O requerimento do senador Aelton Freitas destaca a importância de se apurar o que o Tesouro Nacional está perdendo com o pagamento de juros de dívidas desses bancos. Com base em uma reportagem  veiculada pelo jornal O Estado de São Paulo, o senador cita a estimativa de que o Tesouro terá de pagar cerca de R$ 1 bilhão, a partir de 2005, relativos a juros sobre títulos de crédito vinculados ao Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS), reclamados pelo extinto Banco Nacional. Em discurso posterior, o senador mencionou que o Econômico demanda aportes anuais de quase R$ 1 bilhão.

Um levantamento com  todos os dados sobre as liquidações de instituições bancárias, os valores envolvidos com a administração desses processos e as perdas provisionadas pelo Banco Central, foi solicitado pelo senador Edison Lobão (PFL-MA) e encaminhado pela  subcomissão. Aelton já anunciou que pretende convidar o presidente do BC, Henrique Meirelles, para tratar especificamente das liquidações extrajudiciais.



18/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Políticas de desenvolvimento regional serão discutidas no RJ

Mudanças na Lei Pelé serão discutidas em duas audiências da CCJ

Dívidas dos estados serão discutidas em sessão temática

Experiências de parques tecnológicos serão discutidas em audiência na CI

Obras de saneamento incluídas no PAC serão discutidas pela CI

Normas do edital das parcerias público-privadas serão discutidas na CCJ