Pesquisa aponta riscos do processo de cultivo do tabaco



O estudo “Crenças, atitudes e práticas da mulher agricultora de tabaco em Palmeira – Paraná” evidenciou a complexidade dos problemas originados pelas inter-relações entre trabalho, saúde e ambiente no contexto da fumicultura. Os resultados da pesquisa apontaram problemas como: aspectos como a elevada carga de trabalho do processo de cultivo de fumo, agravos à saúde decorrentes da fumicultura, ausência de mecanismos que viabilizem a permanência das gerações futuras no campo e evitem o êxodo rural, a provável violação aos direitos humanos, principalmente em função das condições de trabalho injustas, como alguns dos problemas decorrentes da inter-relação trabalho, saúde e ambiente.

A escolha da região de Palmeiras foi em virtude da predominância do modelo de agricultura familiar com expressiva produção de fumo. O município foi o maior produtor de folhas do estado em 2011. Outros fatores que contribuíram para a escolha da região foram a mobilização social dos trabalhadores rurais e a vontade política expressada pelo poder público local para conhecer e enfrentar os problemas relacionados à fumicultura.

A pesquisa contou com um grupo de 71 mulheres agricultoras do fumo e de lideranças comunitárias. Seis grupos foram formados com o intuito de entender a compreensão subjetiva das mulheres produtoras de fumo quanto à sua rotina diária. Os dados foram analisados a partir do desenvolvimento das categorias que mais descreveram e explicaram os fenômenos sociais relacionados ao tema e ao grupo participante. O estudo evidenciou a complexidade dos problemas originados pelas inter-relações entre trabalho, saúde e ambiente no contexto da fumicultura.

Com base nos resultados, foi possível destacar a necessidade de uma abordagem integrada e singularizada para o enfrentamento dos problemas do plantador de fumo, articulando os diversos saberes e experiências, principalmente dos trabalhadores, e distintos setores (como saúde, ambiente, trabalho e renda, agricultura, entre outros) por meio da proposição de políticas e do fortalecimento de ações públicas orientadas para a promoção e assistência à saúde dessa população específica.

 

Fonte:

Fiocruz



01/10/2013 13:17


Artigos Relacionados


Ministério da Saúde e sindicado de fumicultores divergem em debate sobre cultivo de tabaco

Cidinho Santos aponta benefícios do cultivo da seringueira no Mato Grosso

Pesquisa revela vantagens do cultivo orgânico de batatas

SATURNINO APONTA RISCOS DA DOLARIZAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL

Estudo da Unicamp aponta riscos da hipertensão entre mulheres

General aponta "riscos inaceitáveis" para a segurança do país