Portadores de deficiência poderão ter subsídio para cadeiras de rodas
Tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)) o projeto de lei do Senado 307/06, de autoria do senador Osmar Dias (PDT-PR), que prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados na aquisição de cadeiras de rodas por pessoas portadoras de deficiência física. O projeto também estabelece alíquota zero da contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a receita bruta decorrente da venda de cadeiras de rodas.
Em sua justificação, o senador Osmar Dias assinalou que o projeto pretende garantir o cumprimento do artigo 23, Inciso II, da Constituição federal, que manda a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios propiciarem a devida proteção aos portadores de deficiência. Para o senador, é uma oportunidade de corrigir uma injustiça que prejudica os menos favorecidos.
- Desde 1995, as pessoas portadoras de deficiência dispõem da isenção do IPI na aquisição de automóveis de passageiros de fabricação nacional. Parece-nos incoerente que tais pessoas não sejam beneficiadas também pela dispensa de tributos incidentes sobre a cadeira de rodas, equipamento mais amplamente utilizado que o automóvel pelos portadores de deficiência de todas as classes sociais - afirmou.
11/01/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Isenção de impostos para compra de cadeiras de rodas passa na CDH
Portadores de deficiência poderão usar veículo adaptado para trabalhar
Pesquisadores da Unesp criam sistema motorizado para cadeiras de rodas
Estado entrega 100 cadeiras de rodas em mutirão
Portadores de deficiência poderão adquirir carro com isenção do IPI
Unicamp: Invento permite motorizar cadeiras de rodas