Pessoas com deficiência podem ter prioridade em processos na Justiça



Pessoas com deficiência podem ter prioridade no trâmite de processos judiciais, conforme projeto em análise na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). De autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), a proposta recebeu nesta quinta-feira (14) voto favorável do relator, senador Eduardo Amorim (PSC-SE), e deve ser votada terminativamente na próxima reunião deliberativa da CDH.

O autor justifica a proposição (PLS 216/04) com fundamento na necessidade de aperfeiçoar a inclusão das pessoas com deficiência, que contam com diversos benefícios legais, mas ainda não encontram o mesmo apoio no trâmite dos processos judiciais.

A morosidade judicial, acrescenta, deixa muitas pessoas com deficiência sem o devido amparo, aguardando a lenta solução de processos que, muitas vezes, têm relação direta com sua deficiência e com a eventual busca da justa indenização por tê-la adquirido, tais como erro médico, acidente de trabalho e de trânsito.

Na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), por onde passou anteriormente, o projeto recebeu substitutivo que estende aos processos administrativos o tratamento diferenciado.

Doações

Também na reunião desta quinta-feira, presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), foi lido parecer favorável ao PLS 107/10 (Complementar) que assegura imunidade de impostos às instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, quando realizarem doações no exterior para atividades de ajuda humanitária em casos de catástrofes.

De autoria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), a proposta limita essas doações a 5% de suas receitas anuais, quando feitas em espécie; ou a 100% das doações em bens e serviços que receberem especificamente para a ajuda humanitária.

O projeto, que deverá ser votado na próxima reunião deliberativa da CDH, irá em seguida ao exame da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).



14/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Processos com testemunhas sob proteção podem ter prioridade na Justiça

Vai á Câmara projeto que dá prioridade na Justiça às pessoas com deficiência

Augusto quer garantir a pessoas com deficiência prioridade na Justiça

Pessoa com deficiência poderá ter prioridade em processos judiciais

Aprovada prioridade para processos de adoção de crianças com deficiência

Processos judiciais por improbidade administrativa podem ganhar prioridade