Petistas querem que Schneider deixe a vice-presidência da Comissão
O deputado Ronaldo Zülke (PT), integrante da CPI da Segurança Pública, solicitou durante a reunião desta segunda-feira (21/5), que o vice-presidente da Comissão, deputado Elmar Schneider (PMDB), seja considerado impedido de ocupar a função. Requerimento neste sentido, subscrito por Zülke e pelo líder do governo, Ivar Pavan, foi encaminhado ao presidente da CPI, Valdir Andres (PPB).
“Nosso pedido tem por base as últimas declarações do deputado Elmar Schneider à imprensa, onde o parlamentar reconhece ter relações com um cidadão que teve sua banca de jogo do bicho estourada pela polícia em Estrela, terra do vice-presidente da CPI. Isto é, o deputado reconhece vínculo com uma pessoa que está sendo investigada pela polícia”, justifica Zülke.
O petista argumentou, também, que Schneider tornou públicas informações que os integrantes da CPI tinham decidido manter reservadas até que o inquérito policial que examina o jogo do bicho e suas ramificações fosse analisado pelos deputados. “Consideramos que estas duas questões deixam claro que o vice-presidente não tem condições de continuar neste cargo”, afirmou Zülke.
O líder do governo, Ivar Pavan ressaltou que a bancada petista não está exigindo a saída de Schneider da CPI, mas da vice-presidência. “O deputado, de acordo com suas próprias afirmações, não tem a isenção necessária para ocupar esta função. Somos os maiores interessados que toda a verdade sobre o jogo do bicho venha à tona e acreditamos que o fato do vice-presidente da CPI admitir relações de amizade com um bicheiro pode comprometer os trabalhos da CPI”.
O deputado ainda entregou ao relator da CPI cópia do inquérito que apurou o suposto envolvimento do atual corregedor-Geral da Polícia, Pedro Urdangarin, em uma denúncia de tortura contra dois suspeitos de crime. O caso, que foi arquivado pelo Ministério Público por falta de provas, tinha sido denunciado na última reunião da CPI, quando Urdangarin depôs, pelo deputado João Osório. “Tentaram transformar o corregedor de testemunha em réu, mas aqui está a prova de que as denúncias eram improcedentes”.
05/21/2001
Artigos Relacionados
Schneider permanece na presidência da Comissão de Serviços Públicos
Zambiasi homenageia Jobim e Ellen Gracie pela posse na presidência e vice-presidência do STF
Dornelles critica recomendação do governo a Carlos Lupi para que deixe a presidência do PDT
Dornelles critica recomendação do governo para que ministro Lupi deixe a presidência do PDT
Petistas querem acesso aos leilões da Conab
Petistas querem explicações sobre mudanças no relatório