Petistas rebatem críticas de Yeda
Petistas rebatem críticas de Yeda
O coordenador da campanha do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva no Estado, Paulo Ferreira, disse ontem que a deputada federal Yeda Crusius (PSDB) “tenta obscurecer o verdadeiro debate político”. Ferreira referiu-se às críticas feitas pela deputada na edição de ontem do jornal O Sul dizendo que o PT teria ligação com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
O petista garantiu que o PT vai fazer questão de mostrar o que o Olívio está fazendo aqui e mostrar que tem um governo melhor do que qualquer um do PSDB. “Não temos vergonha dos nossos governos.” O secretário-geral do PT, Francisco Vicente, repudiou as críticas. “São declarações de alguém desesperado, porque tem uma candidatura à presidência que está afundando”.
TRE libera boletim de campanha de Tarso
O Pleno do TER (Tribunal Regional Federal) decidiu ontem, por seis votos a zero, liberar os boletins de campanha do candidato Tarso Genro da Frente Popular, apreendidos no fim de semana depois de uma ação impetrada pelo PPS junto a Justiça Eleitoral. A juíza Sulamita Cabral, relatora da ação, não considerou o conteúdo do material ofensivo à honra do candidato Antônio Britto (PPS), como alegou a ação.
Marcel Frisson, um dos coordenadores da campanha de Tarso, disse que “a justiça foi feita, porque o boletim tinha críticas políticas e não ofensas”. Frisson lembrou ainda de que o material será redistribuído hoje, durante a caminhada de Lula no Estado. O presidente do PPS, Nelson Proença, lamentou a decisão, e revelou que consultará a assessoria jurídica do PPS para decidir o que será feito.
Apoios constrangem Ciro Gomes
Adesão da Frente Trabalhista à campanha de Collor e o apoio de ACM e Roseana Sarney podem prejudicar o candidato do PPS
Voto vencido na intervenção da cúpula do PPS no diretório de Alagoas, o candidato da Frente Trabalhista (formada pelo PPS, PDT e PTB) à Presidência da República tem afirmado que deve “superar constrangimentos para vencer as eleições”. Ciro era contra a inclusão do PRTB, partido do ex-presidente Fernando Collor, na Frente Alagoana. Depois de ver a coligação apoiando Collor ao Senado contra sua vontade, Ciro corre o risco de confirmar, na prática, que a polícia é mesmo a arte de engolir sapos: a ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PFL), declarou que apóia sua candidatura à Presidência.
Lula promete “pés no chão e olhos no futuro”
Petista lançou programa que irá adotar, caso vença as eleições. Ele prevê um crescimento do PIB de pelo menos 5% ao ano
O Partido dos Trabalhadores lançou oficialmente ontem o programa de governo que seu candidato a presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, pretende adotar caso vença as eleições de outubro. O programa prevê crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de pelo menos 5% ao ano, que, segundo o partido, pode levar à criação de 10 milhões de empregos de 2003 a 2006.
O programa de Lula prevê também a expansão da receita pública de 5% a 7% ao ano se esse crescimento do PIB for alcançado. “É indispensável um gigantesco esforço de “desprivatização” do Estado, colocando-o ao serviço do cidadão. Isso implica um compromisso radical com a defesa da coisa pública”, diz o programa. Segundo representantes do partido, “desprivatização” significa, no caso, fazer com que o estado “deixe de servir mais aos interesses privados do que aos dos cidadãos”.
Quatro vereadores de NH acusados de corrupção
Gravações entregues ao Ministério Público comprometem até o presidente da Câmara no esquema de divisão de salários
A Câmara de Novo Hamburgo aprovou na sessão de ontem à noite a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a denúncia do ex-servidor público Olmiro Augusto da Silva contra o vereador do PTB Antenor Garcia.
Munido de fitas cassete e recibos, Olmiro apresentou a denúncia ao Ministério Público na última sexta-feira. O ex-coordenador parlamentar do gabinete de Garcia acusa o vereador de obrigá-lo a repassar R$ 800 do seu salário de R$ 2,1 mil a Raul Silva e Cláudio Colombo, compadre do vereador. Além de Garcia, as gravações envolvem os vereadores Sérgio Schuck, presidente do PTB no município e candidato a deputado federal, além de Ito Luciano (PDT) e até o presidente da Câmara, Laurindo Corrêa Mendes (PDT), acusado de omissão. “Nas gravações, eles tentam demover Olmiro de fazer a denúncia contra Garcia. Estavam envolvidos e foram coniventes com o uso indevido de dinheiro público e extorsão”, diz Ralfe Cardoso, líder da bancada petista. O presidente da Câmara nega envolvimento, mas admite que não deu encaminhamento legal à questão. “Me dou muito bem com o denunciante e o aconselhei a resolver a situação com o próprio vereador”, diz Laurindo Mandes.
Kit com defeito causou explosão em carro a gás
Laudo pericial detectou defeito na válvula de cilindro, que é parte do Kit de instalação do GNV (Gás Natural Veicular)
Um defeito de fabricação teria provocado vazamento de gás e a explosão em um automóvel Astra ferindo duas pessoas, em maio deste ano em Porto Alegre, informou ontem a delegacia Áurea Regina Hoeppel, da 9ª Delegacia de Polícia Civil. O laudo pericial detectou o defeito na válvula de cilindro, um dos componentes do Kit de instalação de GNV (Gás Natural Veicular). “A peça não tinha número, procedência e nem data de validade indicada”, apontou Hoeppel.
A delegada alerta para o fato de que todos os donos de automóveis considerados híbridos, que podem rodar com o GNV ou com a gasolina ou álcool, e que utilizam a válvula da mesma marca, devem fazer uma inspeção.
Colunistas
COISAS DA POLÍTICA
Relatório Azul
A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia, presidida pelo deputado estadual do PT Pe. Roque Grazziotin, lançou ontem, em Ijuí, o Relatório Azul 2000/2001.
Previdência
O deputado estadual do PT Elvino Bohn Gass acredita que o projeto do governo federal sobre segurado especial da Previdência elimina benefícios concedidos sem a comprovação de contribuição específica.
Experiência
A secretária do Governo Municipal da capital, Helena Bonumá, recebe amanhã representantes da Secretaria da Criança e do Adolescente de Blumenau. Eles conhecerão os conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Consciência
Em palestra para a juventude do PPS, o senador José Fogaça ressaltou que “as escolhas, hoje, devem ser feitas com consciência, sensatez e maturidade”. “Mas sem abrir mão do espírito de insurreição contra o marasmo, a mesmice da vida, o conservadorismo e todo e qualquer processo de dominação que tente persistir.”
Impeachment
No retorno às atividades parlamentares, o deputado estadual do PTB Manoel Maria deverá apresentar seu relatório sobre a admissibilidade do pedido de impeachment do governador Olívio Dutra.
Ensino médio
Durante palestra na Federasul, a deputada estadual do PPS Iara Wortmann destacou a importância do desenvolvimento econômico do Estado com enfoque no ensino médio. Citou a importância de projetos educacionais voltados às necessidades do mercado.
Editorial
CADÊ A CONFIANÇA?
Sempre foi uma prática das empresas recorrer a recursos de terceiros para investirem e multiplicarem seus negócios. Entretanto, nas últimas décadas a procura por empréstimos e financiamentos se tornou tão comum que muitas instituições se perderam na contabilidade e ficou difícil estabelecer a diferença entre capital próprio (patrimônio líquido) e capital de aluguel, de terceiros. Estes recentes escândalos financeiros foram causados, em parte, por essa abundância de poupança. Junto com isso, verificou-se um intenso processo de fusões e incorporações, que rapidamente fez com que as companhias se tornassem gigantescas.
A combinação desses fatores com a desregulamentação dos mercados, se refletiu nas Bolsas, com uma valorização estupenda das ações dessas companhias. A semente estava plantada e, por alguns, o estouro já era esperado.
A sucessão de escândalos e denúncias a respeito de resultados fictícios de grandes corporações (Enron, Xerox, WorldCom, Merk etc.) atinge uma das molas mestras do sistema - a confiança.
Ontem, um novo escândalo foi revelado: os bancos norte-americanos que emprestaram bilhões de dólares à Enron já sabiam que a empresa de energia utilizava práticas contábeis duvidosas. A conclusão é da subcomissão de investigações do Senado dos EUA.
Segundo Robert Roach, investigador-chefe indicado pelo Senado para o caso, há indicações objetivas de que o Citigroup e o JP Morgan Chase (nada menos que os dois maiores bancos dos EUA) ajudaram a Enron a maquiar seus balanços em troca de grandes compensações financeiras e favores em outros negócios. Com os escândalos atingindo a imagem das principais instituições financeiras do país e a divulgação de uma série de maus resultados, as Bolsas norte-americanas bateram novos recordes negativos.
O economista José Alexandre Scheinkman, da Universidade de Princeton, disse ontem que só se saberá em meados de agosto a extensão dos problemas de contabilidade nas grandes empresas americanas. Isso porque, de acordo com o economista, o órgão regulador das Bolsas de Valores americanas pediu para as 500 maiores empresas americanas refazerem suas contas e apresentá-las com assinatura do presidente da empresa e o prazo encerra em agosto.
Não parece haver outra saída para se recuperar a confiança dos investidores no futuro a não ser mais rigor no cumprimento das normas contábeis. Se faz necessária ainda uma distinção nas atividades de consultaria, auditoria e administração de portfólios. Quanto a isso, o Brasil até que avançou, e a regra voltada a impedir o conflito de interesses entre auditoria e consultoria está sendo contestada na Justiça.
Topo da página
07/24/2002
Artigos Relacionados
Petistas rebatem suspeitas de que partido teria inspirado manifestação
Senadores rebatem críticas do governo a projetos que beneficiam os aposentados
Juristas e parlamentares rebatem críticas ao trabalho de elaboração do novo CPC
Aloysio Nunes faz duras críticas aos dez anos de governos petistas
Aníbal Diniz responde críticas e destaca avanços em gestões petistas
Petistas contestam críticas sobre execução orçamentária da Secretaria da Saúde