PF e CGU montam operação para desarticular esquema de fraudes no Ceará



Atuando conjuntamente com a Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal, a Polícia Federal dá início à Operação Certame, visando desarticular esquema criminoso de desvios de recursos públicos. 

A operação busca cumprir 21 mandados de busca e apreensão em domicílios de investigados nos municípios cearenses de Aurora, Ipaumirim, Milagres, Juazeiro do Norte, Barbalha, Abaiara, Fortaleza e Itapajé, e tem a participação de 90 policiais federais do estado do Ceará e 18 servidores da CGU.

A operação surgiu de inquérito policial instaurado, em 2008, para apurar reiteradas fraudes em licitações de obras e serviços nos municípios de Aurora e Ipaumirim. As práticas ilícitas têm a participação de servidores públicos e empresários, e já gerou desvio de recursos públicos no valor aproximado de R$ 5 milhões.

As apurações indicaram a utilização de empresas “fantasmas” ou com endereços inexistentes; assinaturas dos “licitantes” claramente divergentes em um mesmo procedimento licitatório, com indícios de falsificação; eliminação de empresas de certames, mesmo estando com documentação regular; obras/serviços claramente superfaturados e/ou elaborados em desacordo com os projetos e recursos recebidos, dentre outros apontados pela fiscalização da CGU.

Os envolvidos poderão ser condenados na Justiça por crimes de fraude em licitações, peculato, formação de quadrilha e corrupção.


Fonte:
Controladoria-Geral da União



14/05/2010 16:58


Artigos Relacionados


Operação desarticula esquema de desvio de recursos públicos no Ceará

Feriado: DER E Dersa montam esquema para o feriado de Carnaval

Correios montam operação especial para garantir realização das provas do Enem

PF e Receita desarticulam esquema de fraudes em importações

PF desmonta esquema de fraudes em licitações no Espírito Santo

Receita desmonta esquema de fraudes de municípios e empresa de assessoria tributária