Plano Brasil Maior é tema de encontro entre governo e centrais sindicais



Representantes de seis centrais sindicais estiveram no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), na terça-feira (27), para discutir o Plano Brasil Maior. Temas como qualificação profissional, manutenção de empregos e medidas voltadas ao setor automotivo foram debatidos, além de apresentados os resultados do plano, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em agosto do ano passado.

Participaram da reunião a secretária de Desenvolvimento da Produção do Mdic, Heloisa Menezes; o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland; o diretor-executivo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi), Clayton Campanhola; e José Feijó, da Secretaria-Geral da Presidência da República. Do lado das centrais sindicais, estiveram presentes representantes da Central Única dos Trabalhadores, da Força Sindical, da Nova Central, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).

Logística e serviços

A secretária Heloisa Menezes destacou que todas as  medidas anunciadas no lançamento do Brasil Maior já estão em vigor e seus resultados começam a se avaliados. Como destaques, ela apresentou ações de estímulo ao consumo como a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para bens de capital, materiais de construção e produtos da linha branca, além da regulamentação da lei de compras governamentais e novas linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Heloisa lembrou ainda que, pela primeira vez no País, logística e serviços foram associados à política industrial. "A indústria, cada vez mais, depende do bom desempenho dessas áreas", disse.

Outros pontos ressaltados pelos representantes do governo foram a desoneração da folha de pagamento de setores intensivos em mão de obra e medidas recentes do governo federal para incentivo ao ensino técnico e à profissionalização.

 

Fonte:
Mdic



28/03/2012 15:16


Artigos Relacionados


FGTS: ACM SERÁ INTERMEDIÁRIO ENTRE CENTRAIS SINDICAIS E GOVERNO

Senadores querem preservar acordo entre as centrais sindicais e o governo

Centrais sindicais apostam em avanços após encontro com Dilma

Paim destaca acordo firmado entre relatores e centrais sindicais

Centrais sindicais e governo analisam o Código da Mineração

Governo volta a discutir fator previdenciário com centrais sindicais