PLENÁRIO ADIA EMENDA DA GUERRA FISCAL E VAI CONSULTAR AUTOR



O plenário decidiu adiar a votação da emenda constitucional que pretende acabar com a chamada guerra fiscal entre os estados até que o autor da proposta de mudança, senador licenciado Waldeck Ornelas, seja consultado sobre a intenção do senador Vilson Kleinübing (PFL-SC) de discutir o assunto no âmbito da reforma tributária a ser proposta pelo governo.

Kleinübing chegou a apresentar requerimento com o objetivo de sobrestar a proposta sobre a guerra fiscal até que a comissão temporária de senadores encarregada de discutir a reforma tributária (criada há poucos dias) se manifeste sobre o assunto. O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães,observou que "seria ético" consultar antes o autor da emenda, Waldeck Ornelas, no momento ocupando o cargo de ministro da Previdência Social.

Durante a discussão, o senador Osmar Dias (PSDB-PR) ponderou que a reforma tributária tem poucas chances de ser votada neste ano. Assim, a seu ver, a paralisação significará que "a guerra fiscal dos estados vai continuar, com todos seus malefícios para as finanças estaduais". Ao final, Vilson Kleinübing retirou seu requerimento para sobrestar a matéria, concordando que o Senado faça a consulta ao senador Ornelas.

Este foi o segundo adiamento de votação da emenda destinada a acabar com a guerra fiscal entre os estados. A proposta de Waldeck Ornellasdetermina que o Senado aprovará resolução contendo todas as condições e situações para que um governador conceda qualquer incentivo para atrair uma empresa para seu estado. Vilson Kleinübing discorda de pontos da emenda Waldeck, conforme declarações feitas à imprensa.

03/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


PLENÁRIO ADIA VOTAÇÃO DA EMENDA DA "GUERRA FISCAL"

Plenário faz última votação de emenda que acaba com guerra fiscal

Plenário faz última votação de emenda que acaba com guerra fiscal

ADIADA VOTAÇÃO DA EMENDA DA GUERRA FISCAL

SENADO VOTA EMENDA DA "GUERRA FISCAL" NA QUARTA

SENADO VOTA NA QUARTA EMENDA DA GUERRA FISCAL