PLENÁRIO APRECIA NA QUARTA (20) INCENTIVO AO PRIMEIRO EMPREGO



O plenário do Senado discutirá nesta próxima quarta-feira (dia 20) projeto do senador Osmar Dias (PSDB-PR) que cria o Programa de Estímulo ao Primeiro Emprego e concede incentivos tributários às empresas que oferecerem o primeiro emprego a jovens de 14 a 18 anos.

O programa será vinculado ao Ministério do Trabalho e as empresas poderão abater do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro os gastos de INSS e FGTS dos menores contratados. Nas comissões, o projeto do Primeiro Emprego recebeu pareceres favoráveis dos relatores.

Ao justificar seu projeto, Osmar Dias cita estatísticas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) mostrando que 68% dos jovens entre 17 e 25 anos trabalham no mercado informal, sem quaisquer garantias dadas aos trabalhadores registrados. "Na faixa dos jovens entre 14 e 18 anos a situação é bem mais grave." Por isso, continua o senador, é necessário incentivar as empresas para que elas ofereçam emprego a esses jovens.

O projeto prevê que em 90 dias o governo federal deve regulamentar o incentivo ao primeiro emprego, inclusive garantindo vagas aos beneficiados em escolas profissionalizantes mantidas pelas confederações nacionais de empregadores.

O senador Osmar Dias afirma que os incentivos fiscais não irão agravar o déficit público federal, porque o programa deve incentivar a criação de novos empregos, os quais ativam a economia, o que, no final, acaba por gerar mais arrecadação. Ele ressalta ainda que muitas empresas deverão regularizar a situação de funcionários, única forma que terão de se beneficiar da redução do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro.



14/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


PLENÁRIO APRECIA NA QUARTA (20) INCENTIVO AO PRIMEIRO EMPREGO

PLENÁRIO DISCUTE AMANHÃ (29) INCENTIVO AO PRIMEIRO EMPREGO

CAS EXAMINA INCENTIVO AO PRIMEIRO EMPREGO

INCENTIVO AO PRIMEIRO EMPREGO JÁ PODE SER APRECIADO PELOS DEPUTADOS

OSMAR DIAS QUER INCENTIVO AO PRIMEIRO EMPREGO EM TODO O PAÍS

Paulo Octávio propõe incentivo para contratação de jovens, facilitando acesso ao primeiro emprego