Plenário aprova acordos internacionais de cooperação na área agrícola
O Plenário deliberou nesta quinta-feira (18) sobre dois projetos de decreto legislativo que aprovam textos de acordos de cooperação na área agrícola firmados entre o Brasil e os governos da Romênia e da Rússia. As matérias seguem agora a promulgação.
Celebrado entre os governos brasileiro e romeno, em julho de 2000, esse acordo prevê a promoção da cooperação técnica entre os dois países nos campos da proteção de plantas e da quarentena vegetal, com o objetivo de combater pragas e fortalecer os mecanismos de defesa fitossanitária. A intenção é estimular a ampliação do comércio de produtos de origem vegetal e prevenir a utilização de barreiras comerciais fitossanitárias, aumentando a segurança do comércio internacional no setor.
Ao discutir o acordo estabelecido entre o Brasil e a Rússia, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) destacou sua importância para incentivar o intercâmbio comercial de produtos agrícolas entre os dois países. "A suinocultura e a avicultura de Santa Catarina têm sido favorecidas com o aumento das exportações para a Rússia", informou, ressaltando o impacto positivo sobre a absorção de mão-de-obra e o saldo da balança comercial brasileira.
O senador também parabenizou o relator da matéria na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Roberto Saturnino (sem partido-RJ), reproduzindo o seguinte trecho de seu parecer: "O acordo bilateral facilita e incrementa o comércio interpartes em um setor altamente vantajoso para a economia brasileira, colaborando para a segurança produtiva".
18/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Plenário aprova acordos internacionais
Plenário aprova acordos internacionais
Plenário do Senado aprova acordos internacionais
Plenário do Senado aprova acordos internacionais
Plenário do Senado aprova acordos internacionais
Plenário aprova 13 acordos internacionais votados na CRE