Plenário aprova indicação de Haroldo Lima para diretoria da ANP



Por 57 votos a 12, o Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (25) a indicação do ex-deputado federal Haroldo Lima para a diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Antes da votação da matéria, cujo resultado será comunicado à Presidência da República, 28 senadores dos blocos governista e de oposição se revezaram em elogios à trajetória parlamentar e profissional do indicado, filiado ao PC do B da Bahia.

A sessão de homenagens foi aberta pelo líder do PT no Senado, Tião Viana (AC), que reconheceu em Haroldo Lima -um defensor dos direitos humanos e da liberdades políticas no país-. Em seguida, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) destacou a honradez e probidade do futuro diretor da ANP. Embora tenha o ex-deputado comunista como adversário político, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) atestou a -isenção e conhecimento- dos problemas da ANP pelo indicado.

Em nome do governo, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) agradeceu os elogios e destacou a dedicação de Haroldo Lima -à causa pública e à luta pela justiça social-. Enquanto o senador Geraldo Mesquista (PSB-AC) realçou a honradez do homenageado e sua postura em defesa dos interesses da nação, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) afirmou que o mesmo -põe talento em tudo o que faz-.

Já o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) exaltou a indicação de um nordestino para a ANP. O senador Magno Malta (PL-ES) relembrou o trabalho do parlamentar em prol das causas sociais no interior da Bahia, sendo sucedido pelo senador Ramez Tebet (PMDB-MS), que disse ouvir, há muito tempo, se falar da dignidade, honorabilidade e competência de Haroldo Lima.

Não obstante o reconhecimento da atuação parlamentar do indicado, o senador Paulo Octávio (PFL-DF) reivindicou a transferência da sede da ANP para Brasília. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) declarou que a correção, sinceridade e honestidade o entusiasmaram a votar favorável à indicação.

Também renderam homenagens a Haroldo Lima os senadores Heráclito Fortes (PFL-PI), Paulo Paim (PT-RS), Efraim Morais (PFL-PB), Leonel Pavan (PSDB-SC), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Amir Lando (PMDB-RO), Alberto Silva (PMDB-PI), Sérgio Guerra (PSDB-PE), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Patrícia Gomes (PPS-CE), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), César Borges (PFL-BA), João Ribeiro (PFL-TO), Eurípedes Camargo (PT-DF), Rodolpho Tourinho (PFL-BA) e Antero Paes de Barros (PSDB-MT).



25/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CI aprova Haroldo Lima para diretoria da ANP

CI aprova recondução de Haroldo Lima à direção da ANP

Aprovada indicação de Tiago Pereira Lima para integrar diretoria da Antaq

Indicação de Roberto Tadeu para diretoria da CVM vai a Plenário

CAE aprova indicação de Eli Loria para a diretoria da CVM

CI aprova indicação para a diretoria do DNIT